Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66514
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
Title in English: | Using edublogs to improve teaching and learning in computer area undergraduate courses |
Authors: | Lima, Alberto Sampaio Andriola, Wagner Bandeira Tavares, Wladimir Araújo |
Keywords: | Edublogs;Ensino - Aprendizagem;Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Citation: | LIMA, A. S. et al. Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Vol. 10, n. 3, p. 816-841, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores. |
Abstract: | The use of blogs as pedagogical tools in teaching-learning process is actual and very discussed by education researchers. This work presents a study about using blogs as mediators in teaching and learning process in computing graduation. We evaluated three blogs used by the students of federal university of Ceará (UFC). We evaluated the problems and the success scenarios where the blog utilization increased student motivation, improving learning results and generating better evaluation indexes related to teaching activities by professors. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66514 |
ISSN: | 2446-8606 |
Appears in Collections: | DETE - Artigos publicados em revista científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_art_aslima.pdf | 846,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.