Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65507
Type: Artigo de Periódico
Title: Infância violenta: análise do contexto na obra ‘A amiga genial'
Other Titles: Infancia violenta: análisis del contexto en la obra "La amiga estupenda"
Authors: Nunes, Petrina Moreira
Keywords: Infância;Tetralogia napolitana;Teoría del contexto;Tetralogía napolitana;Teoria do contexto;Estudos críticos do discurso
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Entrelaces
Citation: NUNES, Petrina Moreira. Infância violenta: análise do contexto na obra ‘A amiga genial'. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 187-204, out./dez. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo teve como objetivo analisar as temáticas ‘infância’ e ‘violências’ no livro A amiga genial, de Elena Ferrante, obra que faz parte da tetralogia napolitana. Para isso, utilizou como fundamentação teórica a Teoria do Contexto de van Dijk (1980; 2013; 2016; 2020), dentro de sua abordagem sociocognitiva dos Estudos Críticos do Discurso que considera a análise do contexto como uma forma investigação das propriedades sociais e cognitivas dos eventos comunicativos e de gêneros textuais-discursivos. Foram selecionados trechos do seguimento narrativo “Infância: História de dom Achille”, que mostrassem como diversas formas de violências marcaram a infância das personagens Lenu (narradora) e Lina/Lila, pelos contextos globais e locais da obra. Por contexto global, entende-se o contexto social do pós-guerra na Itália; e, contextos locais, os conhecimentos compartilhados entre as personagens como o ambiente, as crenças e os interesses. Dentre os resultados, foi possível perceber que a violência do contexto social do pós-guerra fazia com que as crianças sempre lidassem com situações de mortes e tragédias, modificando também suas relações de crenças.
Abstract in Spanish: Este artículo tuvo como objetivo analizar los temas de 'infancia' y 'violencia' en el libro La Amiga Estupenda101, de Elena Ferrante, primera obra de la Tetralogía Napolitana. Para ello, utilizó la teoría del contexto de van Dijk (1980; 2013; 2016; 2020) como fundamento teórico, dentro de su enfoque socio-cognitivo de los Estudios Críticos del Discurso (ECD), que considera el análisis de contexto como una forma de investigar las propiedades sociales y cognitivas de la comunicación, y de géneros textual-discursivos. Seleccionamos extractos del seguimiento narrativo “Infancia: Historia de Dom Achille” para mostrar cómo diversas formas de violencia marcaron la infancia de los personajes Lenu (narrador) y Lina / Lila, ya sea por los contextos globales y locales de la obra. Por contexto global nos referimos al contexto social de la posguerra en Italia; y, contextos locales, el conocimiento compartido entre los personajes como el entorno, creencias e intereses. Entre los resultados, se pudo notar que la violencia en el contexto social de la posguerra hizo que niños y niñas siempre enfrentaran situaciones de muerte y tragedias, modificando también su relación de creencias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65507
ISSN: 2596-2817
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_pmnunes.pdf771,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.