Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Petrina Moreira-
dc.date.accessioned2022-05-04T15:15:35Z-
dc.date.available2022-05-04T15:15:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNUNES, Petrina Moreira. Infância violenta: análise do contexto na obra ‘A amiga genial'. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 187-204, out./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65507-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectTetralogia napolitanapt_BR
dc.subjectTeoría del contextopt_BR
dc.subjectTetralogía napolitanapt_BR
dc.subjectTeoria do contextopt_BR
dc.subjectEstudos críticos do discursopt_BR
dc.titleInfância violenta: análise do contexto na obra ‘A amiga genial'pt_BR
dc.title.alternativeInfancia violenta: análisis del contexto en la obra "La amiga estupenda"pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo teve como objetivo analisar as temáticas ‘infância’ e ‘violências’ no livro A amiga genial, de Elena Ferrante, obra que faz parte da tetralogia napolitana. Para isso, utilizou como fundamentação teórica a Teoria do Contexto de van Dijk (1980; 2013; 2016; 2020), dentro de sua abordagem sociocognitiva dos Estudos Críticos do Discurso que considera a análise do contexto como uma forma investigação das propriedades sociais e cognitivas dos eventos comunicativos e de gêneros textuais-discursivos. Foram selecionados trechos do seguimento narrativo “Infância: História de dom Achille”, que mostrassem como diversas formas de violências marcaram a infância das personagens Lenu (narradora) e Lina/Lila, pelos contextos globais e locais da obra. Por contexto global, entende-se o contexto social do pós-guerra na Itália; e, contextos locais, os conhecimentos compartilhados entre as personagens como o ambiente, as crenças e os interesses. Dentre os resultados, foi possível perceber que a violência do contexto social do pós-guerra fazia com que as crianças sempre lidassem com situações de mortes e tragédias, modificando também suas relações de crenças.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tuvo como objetivo analizar los temas de 'infancia' y 'violencia' en el libro La Amiga Estupenda101, de Elena Ferrante, primera obra de la Tetralogía Napolitana. Para ello, utilizó la teoría del contexto de van Dijk (1980; 2013; 2016; 2020) como fundamento teórico, dentro de su enfoque socio-cognitivo de los Estudios Críticos del Discurso (ECD), que considera el análisis de contexto como una forma de investigar las propiedades sociales y cognitivas de la comunicación, y de géneros textual-discursivos. Seleccionamos extractos del seguimiento narrativo “Infancia: Historia de Dom Achille” para mostrar cómo diversas formas de violencia marcaron la infancia de los personajes Lenu (narrador) y Lina / Lila, ya sea por los contextos globales y locales de la obra. Por contexto global nos referimos al contexto social de la posguerra en Italia; y, contextos locales, el conocimiento compartido entre los personajes como el entorno, creencias e intereses. Entre los resultados, se pudo notar que la violencia en el contexto social de la posguerra hizo que niños y niñas siempre enfrentaran situaciones de muerte y tragedias, modificando también su relación de creencias.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_pmnunes.pdf771,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.