Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65431
Type: | TCC |
Title: | O Impacto do campus de Quixadá na Universidade Federal do Ceará na orientação empreendedora dos alunos |
Authors: | Umbelino, Wellington de Sousa |
Advisor: | Rolim, Germana Ferreira |
Keywords: | Ensino;Empreendedorismo;Orientação |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | UMBELINO, Wellington de Sousa. O Impacto do campus de Quixadá na Universidade Federal do Ceará na orientação empreendedora dos alunos. 2022. 70 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse estudo tem como objetivo principal avaliar a percepção sobre o estímulo à orientação empreendedora dos alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Quixadá nos seus currículos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foram analisadas as cinco dimensões existentes na Orientação Empreendedora baseado no modelo de Martens (2009), que são: inovatividade, assunção de riscos, proatividade, autonomia e agressividade competitiva. Ao explorar essas dimensões é possível entender quais pontos a organização precisa melhorar, mas também, notar quais estratégias e aspectos a organização está indo bem. Este estudo foi fundamentado pelo método de pesquisa quantitativa. A abordagem quantitativa tem seu enfoque no coletivo, baseado em materialização físico-numérica explorando os pontos em conjunto (MUSSI et al., 2019). A pesquisa é de natureza descritiva que possui técnicas de padronização para coletar os dados sendo elas como um questionário e a observação sistêmica, permitindo estudar as características de um grupo conforme sua distribuição (GIL, 2002). Para que descrever as características e as opiniões do público-alvo de forma quantitativa, a pesquisa utilizou um método survey para obtenção dos dados necessários (FREITAS, 2000). Para coleta de dados foi utilizado a ferramenta Google Forms, que permite criar questionário e mostra uma breve análise dos dados obtidos. O questionário foi construído com perguntas fechadas utilizando a escala Likert, a qual possui uma grande versatilidade e facilidade de aplicação (FEIJÓ; VICENTE; PETRI, 2020). O questionário ficou disponível durante 1 mês e 20 dias para 293 alunos de graduação ativos na Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Quixadá, identificados como a amostra desse estudo. Dos 293 estudantes de graduação, foi coletado 144 respostas. Apesar de não alcançar o número ideal da amostra, foi coletado um pouco mais do que 49% da quantidade esperada, que tornou possível realizar a análise dos dados. Os dados foram processados na ferramenta IBM SPSS 20, que permite realizar uma análise quantitativa através de variáveis que foram baseadas nas perguntas do questionário. Os resultados obtidos mostraram que a UFC de Quixadá dispõe de Orientação Empreendedora e que os alunos estão percebendo o estímulo ofertado pela instituição. Apesar disso, as atividades curriculares e extracurriculares que envolvam as dimensões de Assunção a Riscos e Agressividade Competitiva, precisam de uma atenção para entender por qual motivo os alunos não percebem com clareza o estímulo dessas duas dimensões da Orientação Empreendedora. |
Abstract: | This study has as main objective to evaluate the perception about the stimulus to the entrepreneurial orientation of the undergraduate students of the Federal University of Ceará (UFC) Campus Quixadá in their curricula. In order to achieve this objective, the five dimensions existing in the Entrepreneurial Orientation based on Martens' model (2009) were analyzed, which are: innovativeness, risk-taking, proactivity, autonomy and competitive aggressiveness. By exploring these dimensions, it is possible to understand which points the organization needs to improve, but also to notice which strategies and aspects the organization is doing well. This study was supported by the quantitative research method. The quantitative approach focuses on the collective, based on physical-numerical materialization exploring the points together (MUSSI et al., 2019). The research is of a descriptive nature that has standardization techniques to collect data, being them as a questionnaire and systemic observation, allowing to study the characteristics of a group according to its distribution (GIL, 2002). In order to describe the characteristics and opinions of the target audience in a quantitative way, the research used a survey method to obtain the necessary data (FREITAS, 2000). For data collection, the Google Forms tool was used, which allows creating a questionnaire and showing a brief analysis of the data obtained. The questionnaire was built with closed questions using the Likert scale, which has great versatility and ease of application (FEIJÓ; VICENTE; PETRI, 2020). The questionnaire was available for 1 month and 20 days to 293 undergraduate students active at the Federal University of Ceará (UFC) Campus de Quixadá, identified as the sample of this study. Of the 293 undergraduate students, 144 responses were collected. Despite not reaching the ideal number of the sample, a little more than 49% of the expected amount was collected, which made it possible to perform data analysis. The data were processed in the IBM SPSS 20 tool, which allows performing a quantitative analysis through variables that were based on the questions in the questionnaire. The results obtained showed that the UFC of Quixadá has Entrepreneurial Orientation and that the students are perceiving the stimulus offered by the institution. Despite this, curricular and extracurricular activities that involve the dimensions of Risk Assumption and Competitive Aggressiveness, need attention to understand why students do not clearly perceive the stimulus of these two dimensions of Entrepreneurial Orientation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65431 |
Appears in Collections: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_wdesumbelino.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.