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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65330
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
Título em inglês: | Procurando agulha no palheiro in search of phraseology in two portuguese textbooks |
Autor(es): | Souza, Davi Pereira de Salvador, Carlene Ferreira Nunes |
Palavras-chave: | Fraseologismos;Livros didáticos;Dicionário;Vocabulário;Phraseologisms;Didactic books;Dictionary;Vocabulary |
Data do documento: | 2022 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | SOUZA, Davi Pereira de; SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes. Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. especial, p. 357-379, mar. 2022. |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois boxes dos livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa. |
Abstract: | The purpose of this article is to present the survey carried out on the occurrence of phraseology in sections of two didactic books from the 7th year of Elementary School. The theoretical phraseological current adopted is based on Mejri (1997; 2012), Antunes (2012), Pontes (2011) and Monteiro-Plantin (2017), regarding the treatment of lexical teaching from textbooks and dictionaries. The methodology used was content analysis, whose sample collection technique was supported by the search in two textbooks (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018) for phraseological units in the main texts of each book unit and in the boxes entitled ‘Dictionary’ and ‘Vocabulary’. The results found point to the low frequency of phraseology in the two analyzed books. A more thorough analysis of this result leads to the understanding that the phraseological units, despite constituting a relevant quantity of the lexicon, are still little explored in Portuguese language teaching. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65330 |
ISSN: | 2237-6321 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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