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dc.contributor.authorSouza, Davi Pereira de-
dc.contributor.authorSalvador, Carlene Ferreira Nunes-
dc.date.accessioned2022-04-27T18:33:53Z-
dc.date.available2022-04-27T18:33:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Davi Pereira de; SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes. Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. especial, p. 357-379, mar. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65330-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present the survey carried out on the occurrence of phraseology in sections of two didactic books from the 7th year of Elementary School. The theoretical phraseological current adopted is based on Mejri (1997; 2012), Antunes (2012), Pontes (2011) and Monteiro-Plantin (2017), regarding the treatment of lexical teaching from textbooks and dictionaries. The methodology used was content analysis, whose sample collection technique was supported by the search in two textbooks (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018) for phraseological units in the main texts of each book unit and in the boxes entitled ‘Dictionary’ and ‘Vocabulary’. The results found point to the low frequency of phraseology in the two analyzed books. A more thorough analysis of this result leads to the understanding that the phraseological units, despite constituting a relevant quantity of the lexicon, are still little explored in Portuguese language teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraseologismospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectPhraseologismspt_BR
dc.subjectDidactic bookspt_BR
dc.subjectDictionarypt_BR
dc.subjectVocabularypt_BR
dc.titleProcurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de portuguêspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois boxes dos livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.title.enProcurando agulha no palheiro in search of phraseology in two portuguese textbookspt_BR
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