Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”
Título en inglés: The mobilization of enunciative voices in the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”
Autor : Belinelli, Gabriela Pepis
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Palabras clave : Interacionismo sociodiscursivo;Vozes;Gêneros textuais;Socio-discursive interactionism;Textual genres;Voices
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : BELINELLI, Gabriela Pepis; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como pilar teórico os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006) direcionados às vozes enunciativas. Pauta-se na noção de gêneros textuais e sua expansão para o contexto de avaliação escrita do vestibular, tendo como objeto de análise redações escritas por candidatos ao vestibular de 2018 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo geral é analisar como se dá a inserção de vozes na argumentação do gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Entre os resultados, a análise aponta para a mobilização de vozes do senso comum como estratégia argumentativa, mesmo em textos com notas mais expressivas, característica que sugere uma modelização singular para esse gênero.
Abstract: This research has as a theoretical basis the studies of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2003, 2006) concentrated on the enunciative voices. It is guided in the notion of textual genres and their expansion to the context of written evaluation of the college entrance exam, having as an object of analysis essays written by candidates for the 2018 college entrance exam of the State University of Northern Paraná (UENP). The general purpose is to analyze how the insertion of voices occurs in the argumentation of the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”. Among the results, the analysis indicates the mobilization of common-sense voices as an argumentative strategy, even in the texts with more expressive grades, a characteristic that suggests a singular modeling for this genre.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181
ISSN : 2237-6321
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_gpbelenelliemdbarros.pdf220,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.