Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular” |
Título en inglés: | The mobilization of enunciative voices in the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam” |
Autor : | Belinelli, Gabriela Pepis Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
Palabras clave : | Interacionismo sociodiscursivo;Vozes;Gêneros textuais;Socio-discursive interactionism;Textual genres;Voices |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | BELINELLI, Gabriela Pepis; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como pilar teórico os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006) direcionados às vozes enunciativas. Pauta-se na noção de gêneros textuais e sua expansão para o contexto de avaliação escrita do vestibular, tendo como objeto de análise redações escritas por candidatos ao vestibular de 2018 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo geral é analisar como se dá a inserção de vozes na argumentação do gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Entre os resultados, a análise aponta para a mobilização de vozes do senso comum como estratégia argumentativa, mesmo em textos com notas mais expressivas, característica que sugere uma modelização singular para esse gênero. |
Abstract: | This research has as a theoretical basis the studies of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2003, 2006) concentrated on the enunciative voices. It is guided in the notion of textual genres and their expansion to the context of written evaluation of the college entrance exam, having as an object of analysis essays written by candidates for the 2018 college entrance exam of the State University of Northern Paraná (UENP). The general purpose is to analyze how the insertion of voices occurs in the argumentation of the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”. Among the results, the analysis indicates the mobilization of common-sense voices as an argumentative strategy, even in the texts with more expressive grades, a characteristic that suggests a singular modeling for this genre. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_gpbelenelliemdbarros.pdf | 220,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.