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dc.contributor.authorBelinelli, Gabriela Pepis-
dc.contributor.authorBarros, Eliana Merlin Deganutti de-
dc.date.accessioned2022-04-19T15:08:49Z-
dc.date.available2022-04-19T15:08:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBELINELLI, Gabriela Pepis; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181-
dc.description.abstractThis research has as a theoretical basis the studies of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2003, 2006) concentrated on the enunciative voices. It is guided in the notion of textual genres and their expansion to the context of written evaluation of the college entrance exam, having as an object of analysis essays written by candidates for the 2018 college entrance exam of the State University of Northern Paraná (UENP). The general purpose is to analyze how the insertion of voices occurs in the argumentation of the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”. Among the results, the analysis indicates the mobilization of common-sense voices as an argumentative strategy, even in the texts with more expressive grades, a characteristic that suggests a singular modeling for this genre.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectVozespt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectSocio-discursive interactionismpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectVoicespt_BR
dc.titleA mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como pilar teórico os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006) direcionados às vozes enunciativas. Pauta-se na noção de gêneros textuais e sua expansão para o contexto de avaliação escrita do vestibular, tendo como objeto de análise redações escritas por candidatos ao vestibular de 2018 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo geral é analisar como se dá a inserção de vozes na argumentação do gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Entre os resultados, a análise aponta para a mobilização de vozes do senso comum como estratégia argumentativa, mesmo em textos com notas mais expressivas, característica que sugere uma modelização singular para esse gênero.pt_BR
dc.title.enThe mobilization of enunciative voices in the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”pt_BR
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