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Tipo: Dissertação
Título : Fibra de caju como ingrediente de vatapá Plant-based: desenvolvimento e perfil sensorial
Título en inglés: Cashew fiber as an ingredient of plant-based vatapá: development and sensorial profile
Autor : Portela, Diogo Henrique Maximo
Tutor: Wurlitzer, Nedio Jair
Co-asesor: Benevides, Selene Daiha
Palabras clave : Inovação;Coproduto;Base vegetal;Mercado
Fecha de publicación : 2022
Citación : PORTELA, Diogo Henrique Maximo. Fibra de caju como ingrediente de vatapá Plant-based: desenvolvimento e perfil sensorial . 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A fibra de caju é o coproduto proveniente do beneficiamento do fruto nas indústrias. É normalmente desperdiçada ou utilizada para ração animal. Vem sendo estimulada a criação de novos produtos alimentícios utilizando este ingrediente como base, visando agregar valor a este produto. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de produto tipo vatapá plant-based à base de fibra de caju, tendo como base uma pesquisa mercadológica sobre produtos plant-based realizada na cidade de Fortaleza/CE e região metropolitana. Um questionário eletrônico foi formulado e distribuído de maneira virtual, utilizando o método bola de neve, onde os participantes foram questionados acerca de seus hábitos alimentares e preferências relacionadas à produtos plant-based com fibra de caju. Após a obtenção dos dados, foram elaboradas formulações de vatapá à base de fibra de caju. Foram realizadas análises de rendimento, acidez, pH, sólidos solúveis, capacidade de absorção de água e óleo, cor, avaliação de compostos fenólicos e composição centesimal para avaliar a matéria-prima utilizada. Já as formulações foram submetidas a análises físico-químicas (pH, acidez, composição centesimal) e sensoriais (aceitação, Check-All-That-Apply – CATA e Rate-All-That-Apply - RATA). Entre os 404 respondentes, 87,4% são onívoros, 61,6% pretendem diminuir o consumo de carne no futuro e 84% tem a intenção consumir os produtos elaborados com fibra de caju, além disso desejam produtos saudáveis, com boa disponibilidade de nutrientes e praticidade no preparo. A fibra de caju apresentou rendimento médio de 16,99% após tratamento e liofilização, além de 2,55% de umidade. As formulações de vatapá foram aceitas sensorialmente com médias maiores que 6,0 para aparência, sabor, textura e aceitação global (escala de 1 a 9); média 3,0 para consistência, indicando ponto ideal (escala de 1 a 5); e média maior que 3,0 para intenção de compra (escala de 1 a 5). No teste sensorial descritivo CATA, os resultados indicaram diferença significativa (p < 0,05) entre as amostras para as cores amarela e marrom. O teste sensorial descritivo RATA mostrou que a quantidade de fibra de caju usada na formulação influencia nas características “textura fibrosa”, “cor marrom” e “cor amarela”. O produto plant-based tipo vatapá com fibra de caju possui potencial de produção, visto que foram bem aceitos pelos participantes da pesquisa.
Abstract: Cashew fiber is the co-product that comes from the processing of the fruit in industries. It is usually wasted or used for animal feed. The development of new food products using this ingredient as a base has been stimulated, aiming to add value to this product. Therefore, the objective of the present work was the development of a plant-based vatapá product based on cashew fiber, using a marketing research about plant-based products performed in the city of Fortaleza/CE and metropolitan region. An electronic questionnaire was formulated and distributed virtually, using the snowball method, where the participants were asked about their eating habits and preferences related to plant-based products with cashew fiber. After obtaining the data, formulations of vatapá based on cashew fiber were elaborated. Analyses of yield, acidity, pH, soluble solids, water and oil absorption capacity, color, evaluation of phenolic compounds and centesimal composition were performed to evaluate the raw material used. The formulations were submitted to physicochemical (pH, acidity, centesimal composition) and sensory analyses (acceptance, Check-All-That-Apply - CATA and Rate-All-That-Apply - RATA). Among the 404 respondents, 87.4% are omnivorous, 61.6% intend to reduce meat consumption in the future and 84% intend to consume the products made with cashew fiber, in addition to wanting healthy products, with good availability of nutrients and practicality in preparation. The cashew fiber presented an average yield of 16.99% after treatment and freeze-drying, besides 2.55% of moisture. The vatapá formulations were sensorially accepted with averages higher than 6.0 for appearance, taste, texture and global acceptance (scale from 1 to 9); average 3.0 for consistency, indicating ideal point (scale from 1 to 5); and average higher than 3.0 for purchase intention (scale from 1 to 5). In the CATA descriptive sensory test, the results indicated significant difference (p < 0.05) among the samples for yellow and brown colors. The RATA descriptive sensory test showed that the amount of cashew fiber used in the formulation influences the characteristics "fibrous texture", "brown color" and "yellow color". The plant-based vatapá type product with cashew fiber has production potential, since it was well accepted by the research participants.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64657
Aparece en las colecciones: DTA - Dissertações defendidas na UFC

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