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Tipo: TCC
Título : Efeito dos parâmetros de impressão 3D na resistência à tração de peças impressas com filamento ABS
Autor : Sousa, José Guilherme Queiroz
Tutor: Pinheiro, Pedro Helton Magalhães
Palabras clave : Manufatura aditiva;Método de fusão e deposição de material (FDM);Parâmetros de impressão;Acrilonitrila butadieno estireno (ABS);Mechanical tests
Fecha de publicación : 2022
Citación : SOUSA, José Guilherme Queiroz. Efeito dos parâmetros de impressão 3D na resistência à tração de peças impressas com filamento ABS. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Ao longo da história os processos produtivos sofreram diversas alterações, sempre visando inovação, melhor aproveitamento de matéria-prima, bem como redução de custos. Nesse cenário a manufatura aditiva (MA) surge como uma alternativa aos meios de fabricação convencionais. O método de fusão e deposição de material (FDM), tornou-se o mais utilizado na MA, diante desse cenário, a uma crescente nos estudos dos parâmetros relacionados a essa tecnologia, a fim de determinar quais os níveis são os mais adequados para otimizar o processo. Desta forma, o objetivo geral do trabalho é analisar o efeito dos parâmetros de nível de preenchimento, altura de camada e velocidade de impressão na resistência à tração dos corpos de prova impressos em filamentos de material ABS. No presente trabalho, analisou-se como a variação dos parâmetros de nível de preenchimento, altura de camada e velocidade de impressão influenciavam sobre o limite de resistência a tração, alongamento na ruptura, tempo de impressão e massa, para o material ABS. Esta análise foi feita através de um software estatístico por meio da ferramenta de Análise de Variância (ANOVA), onde possibilitou averiguar quais parâmetros exercem influência significativa nas variáveis de resposta. Os resultados obtidos mostraram que ao aumentar a altura de camada e/ou diminuir o nível de preenchimento haverá redução nos resultados obtidos para a resistência a tração, alongamento na ruptura, tempo de impressão e na massa, o comportamento inverso é obtido ao diminuir a altura de camada e/ou aumentar a densidade de preenchimento. Já a velocidade de impressão apresenta efeito significativo apenas sobre o tempo de impressão, visto que, ao aumentar a velocidade o tempo para produzir uma peça caíra consideravelmente.
Abstract: Throughout history, production processes have undergone several changes, always aiming at innovation, better use of raw materials, as well as cost reduction. In this scenario, additive manufacturing (AM) emerges as an alternative to conventional manufacturing methods. The fusion and material deposition (FDM) method has become the most used in AM, in view of this scenario, there is an increasing number of studies on parameters related to this technology, in order to determine which levels are the most suitable to optimize the process. In this way, the general objective of the work is to analyze the effect of the parameters of filling level, layer height and printing speed on the tensile strength of specimens printed on filaments of ABS material. In the present work, it was analyzed how the variation of the filling level, layer height and printing speed parameters influenced the tensile strength limit, elongation at break, printing time and mass, for the ABS material. This analysis was performed using statistical software using the Analysis of Variance (ANOVA) tool, which made it possible to determine which parameters have a significant influence on the response variables. The results obtained showed that when increasing the layer height and/or decreasing the filling level, there will be a reduction in the results obtained for tensile strength, elongation at break, printing time and mass, the opposite behavior is obtained when decreasing the height. layer and/or increase the fill density. Printing speed, on the other hand, has a significant effect only on printing time, since, by increasing speed, the time to produce a part will decrease considerably.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64632
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias

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