Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003
Tipo: Resumo
Título : Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico
Autor : Freitas, Cirliane de Abreu
Gonçalves, Niédja Goyanna Gomes
Sousa, Antônio Sávio Magalhães de
Maia, Heitor da Silva
Santos, Jader de Oliveira
Palabras clave : Educação ambiental;Permacultura
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : FREITAS, Cirliane de Abreu; GONÇALVES, Niédja Goyanna Gomes; SOUSA, Antônio Sávio Magalhães de; MAIA, Heitor da Silva; SANTOS, Jader de Oliveira. Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumen en portugués brasileño: É importante o conhecimento, além da sala de aula, de alunos do ensino básico para levá-los à reflexão sobre soluções práticas diárias como o cuidado com a natureza e seus elementos, a destinação correta de resíduos produzidos pela sociedade moderna, reaproveitar materiais descartados, a preservação de coberturas vegetais e seus benefícios etc. Essa visão é repassada em visitas ao ‘Programa de Extensão’ Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, criado em 2011, no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC. As temáticas compartilhadas com os visitantes e filiadas a um rol de conhecimentos cunhados desde a década de 1970 e sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren denomina-se Permacultura. De março a agosto recepcionou-se grupos de escolas de Fortaleza, além de alunos da UFC que se interessam pelos temas: a natureza, um convívio saudável, as atividades práticas e a criação de espaços de convivência, formas saudáveis de cultivo como produção orgânica, Sistemas Agroflorestais/SAF, design de canteiros, espiral de ervas... O objetivo da visita foi a permacultura como uma ciência e filosofia de vida, relevando-se nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Assim, fez-se uma trilha ecológica, induzindo os alunos à reflexão sobre questões ambientais, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, tentando trazer aos jovens um vínculo maior com a natureza. Ao final, em opiniões sobre o espaço visitado registrou-se: “conviver com a natureza é uma oportunidade que faz falta nos dias de hoje”, “pude ver como a permacultura é importante a novas formas de reutilizar os materiais do próprio espaço”. Revelou-se, então, o interesse por temas como sustentabilidade e como a permacultura pode incutir nos visitantes os princípios aprendidos na prática e despertar criatividades para conviver com a natureza e as pessoas de uma forma saudável.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_cafreitas.pdf46,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.