Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Cirliane de Abreu | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Niédja Goyanna Gomes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Antônio Sávio Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Maia, Heitor da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Jader de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T15:00:26Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T15:00:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Cirliane de Abreu; GONÇALVES, Niédja Goyanna Gomes; SOUSA, Antônio Sávio Magalhães de; MAIA, Heitor da Silva; SANTOS, Jader de Oliveira. Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64003 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Permacultura | pt_BR |
dc.title | Vivências em permacultura como um processo de ensino-aprendizagem para a educação ambiental no ensino básico | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É importante o conhecimento, além da sala de aula, de alunos do ensino básico para levá-los à reflexão sobre soluções práticas diárias como o cuidado com a natureza e seus elementos, a destinação correta de resíduos produzidos pela sociedade moderna, reaproveitar materiais descartados, a preservação de coberturas vegetais e seus benefícios etc. Essa visão é repassada em visitas ao ‘Programa de Extensão’ Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, criado em 2011, no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC. As temáticas compartilhadas com os visitantes e filiadas a um rol de conhecimentos cunhados desde a década de 1970 e sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren denomina-se Permacultura. De março a agosto recepcionou-se grupos de escolas de Fortaleza, além de alunos da UFC que se interessam pelos temas: a natureza, um convívio saudável, as atividades práticas e a criação de espaços de convivência, formas saudáveis de cultivo como produção orgânica, Sistemas Agroflorestais/SAF, design de canteiros, espiral de ervas... O objetivo da visita foi a permacultura como uma ciência e filosofia de vida, relevando-se nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Assim, fez-se uma trilha ecológica, induzindo os alunos à reflexão sobre questões ambientais, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, tentando trazer aos jovens um vínculo maior com a natureza. Ao final, em opiniões sobre o espaço visitado registrou-se: “conviver com a natureza é uma oportunidade que faz falta nos dias de hoje”, “pude ver como a permacultura é importante a novas formas de reutilizar os materiais do próprio espaço”. Revelou-se, então, o interesse por temas como sustentabilidade e como a permacultura pode incutir nos visitantes os princípios aprendidos na prática e despertar criatividades para conviver com a natureza e as pessoas de uma forma saudável. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cafreitas.pdf | 46,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.