Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63935
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Abordagens pedagógicas no ensino de tradução e o papel do professor no processo |
Autor : | Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz |
Palabras clave : | Professor;Abordagens pedagógicas;Ensino de Tradução;Teacher;Pedagogical approaches |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Transversal – Revista em Tradução |
Citación : | SÁ, Lucelia Cristina Brant Mariz. Abordagens pedagógicas no ensino de tradução e o papel do professor no processo. Transversal – Revista em Tradução, Fortaleza, v. 7, n. 11, p. 21-30, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo foi construído ao longo da disciplina “Ensino e Aprendizagem de Tradução”, ministrada pela Professora Doutora Marileide Esqueda, no Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no primeiro semestre de 2021. O texto versa sobre o papel do professor em variadas abordagens pedagógicas do ensino de tradução. A investigação teve como objetivo analisar o papel do professor de tradução em sala de aula, por diferentes linhas de pensamento. A metodologia utilizada se ancora na pesquisa bibliográfica para a realização do presente estudo. Os resultados apontam que as teorias de ensino e aprendizagem de tradução acompanham as tendências de cada época, conforme determinado contexto e que é necessário considerar a relação com o outro e a soma de saberes diferentes no processo de aprendizagem, sendo que nesse contexto, o professor exerce o importante papel de mediar o conhecimento de maneira clara e ética, respeitando e valorizando as identidades e habilidades dos discentes. A análise tem como base as perspectivas teóricas de Delisle (1998), Nord (2000), Gile (2009), Arrojo (1993), Kiraly (2012), González-Davies (2017) e Esqueda (2019). Embora não haja relação entre os paradigmas levantados por alguns dos autores, o artigo busca apresentar uma análise de diferentes abordagens pedagógicas que envolvem o ensino de tradução e a responsabilização do professor nesse processo. |
Abstract: | This essay is a partial result of the study of teaching and learning translation. The text deals with the role of the teacher in various pedagogical approaches to teaching translation. The investigation aimed to analyze the role of the translation teacher in the classroom, through different lines of thought. The methodology used is anchored in the bibliographical research to carry out this study. The results show that the theories of translation teaching and learning follow the trends of each period, according to a given context and that it is necessary to consider the relationship with the other and the sum of different knowledge in the learning process, and in this context, the teacher plays the important role of mediating knowledge in a clear and ethical manner, respecting and valuing the identities and skills of students. The analysis is based on the theoretical perspectives of Delisle (1998), Nord (2000), Gile (2009), Arrojo (1993), Kiraly (2012), González-Davies (2017) and Esqueda (2019). Although there is no relationship between the paradigms raised by some of the authors, the essay seeks to present an analysis of different pedagogical approaches that involve teaching translation and making teachers responsible in this process. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63935 |
ISSN : | 2446-8959 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_lcbmsa.pdf | 401,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.