Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63909
Tipo: TCC
Título : O uso da OBFEP como um instrumento de ensino e aprendizagem: uma análise dos experimentos de 2012-2021
Autor : Tavares, Ivo Fernandes
Tutor: Lima Júnior, José Alves de
Co-asesor: Miguez, Maria Luiza
Palabras clave : OBFEP;Provas experimentais;Análise e tratamento de dados;Ensino e aprendizagem
Fecha de publicación : 2022
Citación : TAVARES, I. F. O uso da OBFEP como um instrumento de ensino e aprendizagem: uma análise dos experimentos de 2012-2021. 170 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: No que tange ao processo de ensino e aprendizagem, verifica-se que apenas a condução de aulas expositivas de Física, como protagonistas a memorização e reprodução de fórmulas e cálculos, não é suficiente para despertar o interesse e a atenção dos alunos em sala de aula. À vista desta problemática, as olimpíadas científicas podem ser utilizadas como ferramenta metodológica em sala de aula, justificando-se a importância da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) para esse processo de tornar os estudantes mais interativos e também na difusão da ciência. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor o uso da OBFEP em sala de aula, através das questões experimentais, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem da Física. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de compilar as provas (de difícil acesso aos professores e estudantes) e descrever as principais características das questões experimentais da OBFEP nas edições de 2012 a 2021, envolvendo os níveis A, B e C, bem como analisar a produção científica voltada ao uso dessa olimpíada, sobretudo na ênfase experimental. Nesta primeira etapa do trabalho, verificou-se que os experimentos abordaram os temas de mecânica clássica (estática dos corpos rígidos e hidrostática, abordando assuntos de equilíbrio, balança de equilíbrio e de rotação, lei de Hooke e empuxo), calorimetria (calor específico e calor latente), ondulatória (pêndulo simples e oscilador massa-mola) e eletromagnetismo (efeito termiônico). Dessa forma, neste trabalho buscamos apresentar os problemas experimentais que foram abordados na OBFEP, primeiro fazendo uma abordagem teórica dos assuntos abordados em cada prova, depois fazendo uma abordagem experimental, no qual propomos soluções para os experimentos, discutimos as montagens experimentais e exploramos os cuidados que os alunos deveriam ter durante a execução da prova. Além disso, do resultado da análise bibliográfica e da necessidade de contribuir com a formação experimental, neste trabalho foi feito um guia didático que aborda a análise e tratamento de dados experimentais para que os professores e alunos se sintam familiarizados com uma teoria que servirá de base para usar as questões desta olimpíada no contexto escolar. Visamos, com este trabalho, contribuir para que os professores de Física estabeleçam novas práticas de ensino baseados nos experimentos da OBFEP, explorando seus aspectos qualitativos e quantitativos, além de estimular a instauração de uma cultura de participação dos estudantes nesta olimpíada.
Abstract: Regarding the teaching and learning process, it appears that just conducting lectures in Physics, with the memorizing and reproduction of formulas and calculations as protagonists, is not enough to arouse the interest and attention of students in the classroom. In view of this problem, scientific olympiads can be used as a methodological tool in the classroom, justifying the importance of the Brazilian Physics Olympiad for Public School (OBFEP) for this process of making students more interactive and also in the dissemination of science. Therefore, this work aims to propose the use of OBFEP in the classroom, through experimental questions, contributing to the improvement of Physics teaching and learning. In this perspective, a bibliographic research was carried out, with the aim of compiling the tests (which are difficult to access for teachers and students) and describing the main characteristics of the OBFEP experimental questions in the editions from 2012 to 2021, involving levels A, B and C, as well as analyzing the scientific production focused on the use of this Olympiad, especially in the experimental emphasis. In this first stage of the work, it was verified that the experiments approached the themes of classical mechanics (statics of rigid bodies and hydrostatics, approaching issues of equilibrium, balance and rotation balance, Hooke's law and buoyancy), calorimetry (specific heat and latent heat), wave (simple pendulum and spring-mass oscillator) and electromagnetism (thermionic emission). Thus, in this work we seek to present the experimental problems that were addressed in the OBFEP, first making a theoretical approach to the subjects covered in each test, then making an experimental approach, in which we propose solutions for the experiments, discuss the experimental setups and explore the precautions students should have during the exam. In addition, from the result of the bibliographic analysis and the need to contribute to the experimental training, in this work a didactic guide was made that addresses the analysis and treatment of experimental data so that teachers and students feel familiar with a theory that will serve as a basis to use the questions of this Olympiad in the school context. With this work, we aim to help Physics teachers establish new teaching practices based on OBFEP experiments, exploring their qualitative and quantitative aspects, in addition to encouraging the establishment of a culture of student participation in this Olympiad.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63909
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc_2022_iftavares.pdf5,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.