Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza
Autor(es): Brito, Victor Rabêlo
Santos, Sandra Maria Lopes dos
Barros Neto, José de Paula
Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Pessoa, Maria Naiula Monteiro
Palavras-chave: Construção civil;Edificações;Estratégias de marketing;Vantagem competitiva
Data do documento: 2008
Citação: BRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”.
Resumo: O trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773
ISSN: 1809-7189
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_vrbrito.pdf145,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.