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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Victor Rabêlo-
dc.contributor.authorSantos, Sandra Maria Lopes dos-
dc.contributor.authorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorPessoa, Maria Naiula Monteiro-
dc.date.accessioned2022-02-03T16:01:14Z-
dc.date.available2022-02-03T16:01:14Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationBRITO, Victor Rabêlo; SANTOS, Sandra Maria dos; BARROS NETO, José de Paula; CABRAL, Augusto Cezar; PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Estratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”.pt_BR
dc.identifier.issn1809-7189-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63773-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEdificaçõespt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titleEstratégias de marketing nas pequenas empresas da construção civil subsetor edificações de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho trata da análise das estratégias de marketing utilizadas pelas pequenas empresas da Indústria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE) de Fortaleza, conforme critério do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Admite-se que as estratégias de marketing ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva, o que as ajuda a sobreviver à concorrência, sobretudo de médias e grandes empresas. O referencial teórico aborda os temas estratégia; gestão estratégica; estratégias competitivas genéricas; e estratégias de marketing. Em seguida, caracteriza-se o subsetor edificações e delineiam-se os traços de suas pequenas empresas. A população totalizou vinte e sete empresas e a amostra compreendeu dez empresas, fazendo-se uso da amostragem aleatória simples sem reposição, o que confere à amostra poder de inferência sobre a população. Foram feitas entrevistas estruturas junto aos gestores. O estudo evidencia quais são as estratégias de marketing mais utilizadas pelas pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza, e de que forma essas estratégias têm ajudado essas empresas a obterem vantagens competitivas em seu segmento. O estudo aponta que a estratégia de preço é a que tem sido a mais viável para que as pequenas empresas da ICCSE de Fortaleza obtenham vantagem competitiva.pt_BR
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