Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624
Type: | Resumo |
Title: | Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes |
Authors: | Oliveira, Amanda Taiane Correia de Silva, Yara Luiza Freitas Queiroz, Gabriela Ferreira de Gonzalez, Ricardo Hugo |
Keywords: | Natação;Esportes - Aspectos psicológicos;Esportes para crianças |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | OLIVEIRA, Amanda Taiane Correia de; SILVA, Yara Luiza Freitas; QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação à pratica da natação em alunos do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5262, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | MOTIVAÇAO À PRATICA DA NATAÇÃO EM ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE EDUCACIONAL, INCLUSAO E QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Amanda Taiane Correia de Oliveira(072.236.443.11) Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 INTRODUÇAO: motivação é um termo que alcança qualquer comportamento que se dirija a um objetivo; inicia-se com um motivo e provoca uma ação focada para a realização de metas específicas. (CAMPOS, 2011). A motivação de um aluno em uma modalidade esportiva é importante para designar sua permanecia ou afastamento de tal. Vários aspectos estão relacionados com o motivo que leva o indivíduo a permanecer em uma modalidade esportiva, são eles a saúde, a socialização, a competitividade, o prazer e tantos outros. OBJETIVO: avaliar os fatores motivacionais dos alunos na pratica de natação. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída de maneira não aleatória. Participaram 19 indivíduos que fazem parte do programa de extensão na modalidade natação, com idade entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado inventario de motivação a pratica regular de atividade física (IMPRAF-54), que classifica os fatores motivacionais em seis dimensões: controle de estresse, saúde, sociabilidade, competitividade, estética e prazer. RESULTADOS: a saúde é o fator que mais motiva os alunos a pratica de natação com 18% das respostas, seguido de prazer em segundo lugar com 17%, terceiro a estética com 17%, quarto a sociabilidade com 16 % quinto lugar competitividade com 16%, finalmente o controle de estresse com 16%. CONCLUSÃO: é necessário direcionar as aulas para a promoção da saúde além de mostrar de uma forma mais efetiva os outros benefícios da pratica de natação. Sugere-se que mais estudos com outras variáveis para aprimorar as estratégias metodológicas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63624 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_atcoliveira.pdf | 78,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.