Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63354
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Poema-ação: vozes discentes em versos |
Título en inglés: | Action-poem: student voices in verse |
Autor : | Goldstein, Norma Seltzer Taraborelli, Luciana Leite, Viviane Mendes |
Palabras clave : | Leitura do poema;Escrita do poema;Vozes discentes em diálogo no Ensino Fundamental |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | GOLDSTEIN, Norma Seltzer; TARABORELLI, Luciana; LEITE, Viviane Mendes. Poema-ação: vozes discentes em versos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 148-166, abr./jun. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O poema é um gênero cuja interpretação se abre para mais de um sentido. Em sala de aula, torna-se um caminho para o desenvolvimento criativo e estético. Oferecer poemas aos alunos é uma forma de motivá-los a ler e escrever de maneira reflexiva e criativa, como ilustra o projeto aqui apresentado, “Oficina de Poemas”, voltado à leitura e escrita desse gênero, realizado com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escola pública do estado de São Paulo. As aulas de leitura tiveram como meta inspirar os alunos a percorrer o campo da poesia; já as aulas de produção escrita buscaram abrir espaço para a manifestação das vozes discentes, resultando em diálogo entre alunos e poetas lidos, assim como em trocas entre colegas. Os resultados apresentados são referentes a três das 25 oficinas do projeto e ilustram como a voz do aluno reflete e refrata o mundo em que vive, de maneira crítica e reflexiva. |
Abstract: | The poem is one of the genres that brings with it multiple senses In the classroom, the poem opens the way for creative and aesthetic development. In this sense, offering poems to students is a way of motivating them to read and write in a reflective and creative way, that's why we present in this article the project “Oficina de Poemas”, aimed at reading and writing of poems, carried out with students of the final years of a public elementary school in the state of São Paulo. Reading classes led students to travel the field of poetry and writing production classes provided space for student voices, resulting in dialogue between students and poets read. The results presented refer to three of the 25 workshops of the project and show that the student´s voice reflects and refracts the world in which he lives in a critical and reflexive way. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63354 |
ISSN : | 2596-2817 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_nsgoldsteinltaraborelli.pdf | 654,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.