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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação Somativa da Aprendizagem no Ensino Presencial e Remoto
Título en inglés: Summative Assessment of Learning in-Person and Remote Teaching
Autor : Silva, Izabel Nogueira da
Mota, Erika Freitas da
Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem;Ensino de Biologia;Instrumentos de Avaliação.;Learning Assessment;Remote Education;Assessment Instruments
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Ensino em Perspectivas
Citación : SILVA, Izabel Nogueira da; MOTA, Erika Freitas da. Avaliação Somativa da Aprendizagem no Ensino Presencial e Remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021
Resumen en portugués brasileño: O isolamento social estabelecido em muitos países, incluindo o Brasil, durante a pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, fechou forçosamente escolas e introduziu as aulas remotas, exigindo adaptações pedagógicas. O objetivo deste trabalho é comparar as formas de avaliação somativa de Biologia no ensino presencial e remoto. Esta pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico com professores de Biologia do ensino médio, sendo coletadas cento e cinquenta respostas. Os docentes afirmaram mudar o planejamento das aulas e ter dificuldades em avaliar a aprendizagem dos alunos no ensino remoto. Ficou evidente que não houve diferença significativa na utilização de instrumentos avaliativos somativos, no ensino presencial e remoto, nem mesmo quando comparadas as modalidades separadamente, revelando que existiu apenas uma reprodução no ensino remoto, relacionada aos instrumentos de avaliação, que já eram usados em aulas presenciais, além da utilização das mesmas formas de avaliação independente de sua finalidade.
Abstract: The social isolation established in many countries, including Brazil, during the Covid-19 pandemic that started in 2020, closed schools and introduced remote classes, requiring pedagogical adaptations. The objective of this work is to compare the forms of summative assessment of Biology in inperson and remote teaching. This research was conducted through an electronic form with high school biology teachers, with one hundred and fifty responses being collected. Teachers stated that they changed the planning of classes and found it difficult to assess student learning in remote education. It was evident that there was no significant difference in the use of summative assessment instruments, in face-to-face and remote teaching, not even when comparing the modalities separately, revealing that there was only a reproduction in remote teaching, related to the assessment instruments, of was done in classes in-person, in addition to using the same forms of assessment regardless of their purpose
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63076
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DBIO - Artigos publicados em revista científica

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