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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62727
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Integrando os saberes: o trabalho reflexivo na formação permanente de professores de educação física escolar |
Autor : | Martins, Raphaell Moreira Silva, Antônio Jansen Fernandes da Lacerda, Maria de Fátima de Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palabras clave : | Educação física escolar;Reflexividade;História de vida |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | The FIEP Bulletin |
Citación : | MARTINS, Raphaell Moreira et al.Integrando os saberes: o trabalho reflexivo na formação permanente de professores de educação física escolar. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 84, p. 1-7, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo tem como objetivo identificar os contributos que são atribuídos pelos professores de Educação Física Escolar ao trabalho reflexivo no seu processo de história de vida e formação. A pesquisa efetivou-se durante o projeto de extensão Integrando Saberes na Formação Permanente em Educação Física Escolar, promovido pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Ministério de Educação. O estudo ocorreu através do Módulo de História de vida e Formação, desenvolvido durante o projeto, com carga horária que correspondeu a vinte horas, nas quais foram abordados aspectos históricos, conceituais e vivenciais da temática. Participaram do Módulo trinta e um professores da Rede Estadual do Ceará e Municipal de Fortaleza. O estudo segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi utilizado questionário com três questões. Focamos como referência para nosso trabalho a segunda questão, que indagava os professores, sobre as contribuições que se pode destacar ao trabalho reflexivo na formação permanente/continuada? O questionário foi aplicado logo após a realização da narrativa. Para discussão dos resultados utilizou-se à técnica de análise para determinação de categorias. A coleta apontou duas grandes categorias: a) O encantamento da própria história; e b) O (re)pensar a prática pedagógica com desejos de mudanças possíveis. Quanto à primeira categoria, os interlocutores indicaram como contributo da narrativa um momento de autoconhecimento, resgate da história, a importância da família e partilha das experiências; Já na segunda, a narrativa teve um caráter de auto-avaliação, busca de soluções, motivação, útil para possíveis mudanças. Foi possível constatar o potencial da reflexão crítica na formação permanente, que se estabeleceu a partir do pensar sobre as experiências de vida e formação pedagógicas e das possibilidades desta para alavancar o reconhecimento, enfrentamento e a superação das situações-limites encontrada seja no âmbito profissional e pessoal |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62727 |
Aparece en las colecciones: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
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