Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62727
Type: Artigo de Periódico
Title: Integrando os saberes: o trabalho reflexivo na formação permanente de professores de educação física escolar
Authors: Martins, Raphaell Moreira
Silva, Antônio Jansen Fernandes da
Lacerda, Maria de Fátima de
Silva, Maria Eleni Henrique da
Keywords: Educação física escolar;Reflexividade;História de vida
Issue Date: 2014
Publisher: The FIEP Bulletin
Citation: MARTINS, Raphaell Moreira et al.Integrando os saberes: o trabalho reflexivo na formação permanente de professores de educação física escolar. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 84, p. 1-7, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estudo tem como objetivo identificar os contributos que são atribuídos pelos professores de Educação Física Escolar ao trabalho reflexivo no seu processo de história de vida e formação. A pesquisa efetivou-se durante o projeto de extensão Integrando Saberes na Formação Permanente em Educação Física Escolar, promovido pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Ministério de Educação. O estudo ocorreu através do Módulo de História de vida e Formação, desenvolvido durante o projeto, com carga horária que correspondeu a vinte horas, nas quais foram abordados aspectos históricos, conceituais e vivenciais da temática. Participaram do Módulo trinta e um professores da Rede Estadual do Ceará e Municipal de Fortaleza. O estudo segue uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi utilizado questionário com três questões. Focamos como referência para nosso trabalho a segunda questão, que indagava os professores, sobre as contribuições que se pode destacar ao trabalho reflexivo na formação permanente/continuada? O questionário foi aplicado logo após a realização da narrativa. Para discussão dos resultados utilizou-se à técnica de análise para determinação de categorias. A coleta apontou duas grandes categorias: a) O encantamento da própria história; e b) O (re)pensar a prática pedagógica com desejos de mudanças possíveis. Quanto à primeira categoria, os interlocutores indicaram como contributo da narrativa um momento de autoconhecimento, resgate da história, a importância da família e partilha das experiências; Já na segunda, a narrativa teve um caráter de auto-avaliação, busca de soluções, motivação, útil para possíveis mudanças. Foi possível constatar o potencial da reflexão crítica na formação permanente, que se estabeleceu a partir do pensar sobre as experiências de vida e formação pedagógicas e das possibilidades desta para alavancar o reconhecimento, enfrentamento e a superação das situações-limites encontrada seja no âmbito profissional e pessoal
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62727
Appears in Collections:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_rmmartins.pdf265,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.