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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62644
Tipo: | Resumo |
Título : | Aprendendo inglês online: foco na polidez linguística durante interações com ETAs (Projeto de apoio e difusão da língua inglesa na UFC - CH00.2014.PJ.0197) |
Autor : | Alves, Maria Lueuda Pereira Silva, Andreia Turolo da |
Palabras clave : | Professores de inglês - Formação;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | ALVES, Maria Lueuda Pereira; SILVA, Andreia Turolo da. Aprendendo inglês online: foco na polidez linguística durante interações com ETAs (Projeto de apoio e difusão da língua inglesa na UFC - CH00.2014.PJ.0197). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O Projeto de Apoio a Difusão da Língua Inglesa é uma ação que conta a ajuda de ETAs (English Teacher Assistants), que atuam como suporte aos professores em diversas atividades letivas na UFC. Dentro da UFC-UAB, ofertamos o curso livre “Engage with English”, via Solar (AVA desenvolvido e gerenciado pelo Instituto UFC-Virtual), que contempla, por semestre, cerca de 60 alunos do curso de Letras-Inglês espalhados em onze polos do interior do Ceará. Neste ambiente, os alunos podem participar de chats, fóruns e minicursos para praticar a língua inglesa e aprender sobre a cultura norte-americana interagindo diretamente com os ETAs. Diante disso, buscamos investigar os fenômenos da linguagem subsidiados através do computador, principalmente o conjunto de regras que se deve obedecer para que os interagentes mantenham a harmonia durante a comunicação, que ajudam a diminuir, ou até mesmo evitar possíveis conflitos na interação. Analisamos a interação em fóruns de discussão para verificar como esse conjunto de regras, reconhecido como estratégias de polidez linguística propostas por Brown & Levinson (1987), com contribuições da teoria da face de Goffman (1980), é mobilizado pelos alunos do curso de Letras Inglês e por um professor norte americano durante um debate on-line sobre o tema racismo. Para o estudo, foram selecionadas cinquenta e três mensagens disponíveis de um fórum. Este é um estudo em fase de conclusão, mas alguns resultados prévios apontam que o envolvimento e/ou distanciamento pessoal entre os participantes são fatores que determinam as escolhas das estratégias de polidez linguísticas durante a interação. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62644 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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