Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62280
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância |
Título en inglés: | Athletics and teaching of african Brazilian history and culture: the view of physical education teachers participating in a community outreach distance education course |
Autor : | Silva, Eduardo Vinícius Mota e Matthiese, Sara Quenzer |
Palabras clave : | Educação física e treinamento;Atletismo;Educação a distância;Grupos étnicos;Physical education and training;Athletics;Education distance;Ethnic groups |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS |
Citación : | SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 119-132, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | : Averiguar a visão de participantes de um curso de extensão a distância sobre a adequação do Atletismo para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é o objetivo deste artigo. Para a obtenção destas informações optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e online. Foram considerados os registros disponibilizados pela Plataforma Moodle, obtidos por meio de um questionário aberto e das livres manifestações nos diversos fóruns disponibilizados. Para o tratamento destes dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo. Foram identificadas as seguintes subcategorias: a) adequada ao tratamento da temática; reprodutora da diversidade étnica brasileira; b) espaço de afirmação da cultura negra; c) possibilidade não exclusiva de tratamento e d) enfoque inovador e conteúdo aplicável às aulas de Educação Física. Verificou-se, então, que, na opinião dos participantes, o Atletismo apresenta grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física. |
Abstract: | This article looks into the perspective of participants in a community outreach distance education course over the suitability of Athletics for teaching African Brazilian History and Culture through a qualitative online research. It examined records provided on the Moodle Platform and obtained through open questionnaires and spontaneous manifestations on various forums. Data processing used Content Analysis. The following subcategories were identified: a) appropriate approach for addressing the topic; reproducing Brazil’s ethnic diversity; b) space for asserting black culture; c) non-exclusive approach; and d) innovative approach and content applicable in Physical Education classes. Based on participants’ opinions, Athletics was found to show huge potential for approaching African Brazilian History and Culture in Physical Education classes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62280 |
Aparece en las colecciones: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_evmsilva.pdf | 614,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.