Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Vinícius Mota e-
dc.contributor.authorMatthiese, Sara Quenzer-
dc.date.accessioned2021-11-19T17:22:46Z-
dc.date.available2021-11-19T17:22:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Vinícius Mota e; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 119-132, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62280-
dc.description.abstractThis article looks into the perspective of participants in a community outreach distance education course over the suitability of Athletics for teaching African Brazilian History and Culture through a qualitative online research. It examined records provided on the Moodle Platform and obtained through open questionnaires and spontaneous manifestations on various forums. Data processing used Content Analysis. The following subcategories were identified: a) appropriate approach for addressing the topic; reproducing Brazil’s ethnic diversity; b) space for asserting black culture; c) non-exclusive approach; and d) innovative approach and content applicable in Physical Education classes. Based on participants’ opinions, Athletics was found to show huge potential for approaching African Brazilian History and Culture in Physical Education classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMovimento: Revista de Educação Física da UFRGSpt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectGrupos étnicospt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.subjectAthleticspt_BR
dc.subjectEducation distancept_BR
dc.subjectEthnic groupspt_BR
dc.titleAtletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distânciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbr: Averiguar a visão de participantes de um curso de extensão a distância sobre a adequação do Atletismo para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é o objetivo deste artigo. Para a obtenção destas informações optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e online. Foram considerados os registros disponibilizados pela Plataforma Moodle, obtidos por meio de um questionário aberto e das livres manifestações nos diversos fóruns disponibilizados. Para o tratamento destes dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo. Foram identificadas as seguintes subcategorias: a) adequada ao tratamento da temática; reprodutora da diversidade étnica brasileira; b) espaço de afirmação da cultura negra; c) possibilidade não exclusiva de tratamento e d) enfoque inovador e conteúdo aplicável às aulas de Educação Física. Verificou-se, então, que, na opinião dos participantes, o Atletismo apresenta grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física.pt_BR
dc.title.enAthletics and teaching of african Brazilian history and culture: the view of physical education teachers participating in a community outreach distance education coursept_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_evmsilva.pdf614,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.