Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Eduardo Vinícius Mota e | - |
dc.contributor.author | Matthiese, Sara Quenzer | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T17:22:46Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19T17:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo Vinícius Mota e; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 119-132, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62280 | - |
dc.description.abstract | This article looks into the perspective of participants in a community outreach distance education course over the suitability of Athletics for teaching African Brazilian History and Culture through a qualitative online research. It examined records provided on the Moodle Platform and obtained through open questionnaires and spontaneous manifestations on various forums. Data processing used Content Analysis. The following subcategories were identified: a) appropriate approach for addressing the topic; reproducing Brazil’s ethnic diversity; b) space for asserting black culture; c) non-exclusive approach; and d) innovative approach and content applicable in Physical Education classes. Based on participants’ opinions, Athletics was found to show huge potential for approaching African Brazilian History and Culture in Physical Education classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS | pt_BR |
dc.subject | Educação física e treinamento | pt_BR |
dc.subject | Atletismo | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Grupos étnicos | pt_BR |
dc.subject | Physical education and training | pt_BR |
dc.subject | Athletics | pt_BR |
dc.subject | Education distance | pt_BR |
dc.subject | Ethnic groups | pt_BR |
dc.title | Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | : Averiguar a visão de participantes de um curso de extensão a distância sobre a adequação do Atletismo para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é o objetivo deste artigo. Para a obtenção destas informações optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e online. Foram considerados os registros disponibilizados pela Plataforma Moodle, obtidos por meio de um questionário aberto e das livres manifestações nos diversos fóruns disponibilizados. Para o tratamento destes dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo. Foram identificadas as seguintes subcategorias: a) adequada ao tratamento da temática; reprodutora da diversidade étnica brasileira; b) espaço de afirmação da cultura negra; c) possibilidade não exclusiva de tratamento e d) enfoque inovador e conteúdo aplicável às aulas de Educação Física. Verificou-se, então, que, na opinião dos participantes, o Atletismo apresenta grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física. | pt_BR |
dc.title.en | Athletics and teaching of african Brazilian history and culture: the view of physical education teachers participating in a community outreach distance education course | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_evmsilva.pdf | 614,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.