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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62148
Tipo: | Resumo |
Título : | Práticas leitoras, práticas de cidadania, práticas de humanização: o cerne de um compromisso |
Autor : | Vieira, Thais Rodrigues Mota, Poliana Kessya da Silva Carvalho, Ana Maria Sa de |
Palabras clave : | Educação do leitor;Leitura - Estudo e ensino;Escrita - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | VIEIRA, Thais Rodrigues; MOTA, Poliana Kessya da Silva; CARVALHO, Ana Maria Sa de. Práticas leitoras, práticas de cidadania, práticas de humanização: o cerne de um compromisso. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | A leitura e a escrita lançam luzes, tais como faróis a guiar embarcações na busca por seus destinos. Destinos esses que, se bem iluminados, quase sempre encontrarão seu porto seguro. A terra firme a significar uma postura diante da vida, em que a essência humana guie seu caminhar, daí, o cuidado com as reflexões/ações - práxis -, que se assume de modo a encontrar saídas para os entraves que a vida impõe na trajetória do existir. Existir para fazer a diferença. Deste modo, abordam-se Leitura e a Escrita, como áreas do conhecimento que se revestem de uma diversidade de domínios. Domínios, estes, que permanecem graças aos registros do conhecimento, em suportes diversos. Os feitos e experiências, ao longo do tempo, legitimam-se, transformando-se em bem-estar, em evolução social, bem como em artefatos que podem vir para destruir e extinguir a vida em todas as suas formas. Neste viés de pensamento, inserem-se essas habilidades que se adquirem ao longo dos processos educacionais e culturais. Daí, a responsabilidade e o compromisso dos que se dedicam à mediação da leitura. São atos que se constituem numa prova cabal do quanto o ser humano é capaz, quando ao dominar essas ferramentas valem-se dessas, para construir e desconstruir conceitos e posturas cristalizados que impedem o pleno alcance do bem-estar pessoal, social e o alcance da cidadania. Neste sentido, a formação do leitor, ao guiar-se por práticas leitoras bem fundamentadas são, pois, práticas de cidadania e práticas de humanização. O compromisso que se assume ao tornar-se um mediador de leitura e escrita, segue um movimento contínuo de enfrentamento quanto à compreensão e acolhimento da vida, prenhe de contrastes. As práticas leitoras que se exercem nas escolas públicas do Conjunto Ceará buscam cumprir seus objetivos de modo a que comunidade do Bairro, alcance a plena apropriação dos atos de ler e escrever. Ler e escrever para bem exercer o seu ser e estar no mundo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62148 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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