Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61938
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Atitude dos consumidores com relação ao uso de sacolas plásticas nos supermercados da cidade de Fortaleza/CE
Título en inglés: Attitude of the consumers towards the plastic bag use in the supermarkets of the Fortaleza/CE
Autor : Araújo, Rogério César Pereira de
Araújo, Ana Maria Maurício
Dias, Jeronimo Marcelino
Monteiro, Jonathas Viana
Norões, Alana Kedylla Monteiro
Palabras clave : Sacola plástica;Consumidores - Atitudes;Supermercados;Plastic bag;Supermarkets
Fecha de publicación : dic-2014
Editorial : Revista Brasileira de Negócios e Desenvolvimento Regional
Citación : ARAÚJO, Rogério César Pereira de; ARAÚJO, Ana Maria Maurício; DIAS, Jeronimo Marcelino; MONTEIRO, Jonathas Viana; NORÕES, Alana Kedyla Monteiro. Atitude dos consumidores com relação ao uso de sacolas plásticas nos supermercados da cidade de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Negócios e Desenvolvimento Regional, v. 1, n. 2, p. 9-26, dez. 2014.
Resumen en portugués brasileño: O uso da sacola plástica nas áreas urbanas no Brasil e no mundo tem se constituído em um problema ambiental sério para os gestores públicos. Para entender melhor este problema, esta pesquisa investigou a atitude dos consumidores dos supermercados da cidade de Fortaleza, Ceará, com relação ao uso de sacolas plásticas. Para isto, foram coletados dados primário em quatro supermercados em diferentes bairros da cidade de Fortaleza utilizando um questionário elaborado com questões estruturadas. Esses dados foram analisados utilizando os métodos de estatística descritiva e inferencial com o objetivo de caracterizar o comportamento do consumidor e identificar fatores que contribuíssem para minimizar a demanda por sacolas plásticas. Os resultados da pesquisa mostraram que a grande maioria dos consumidores refere carregar suas mercadorias em sacolas plásticas do que em sacolas retornáveis. Os impactos do uso das sacolas plásticas percebidos pelos consumidores estavam relacionados a degradação e esgotamento dos recursos naturais, em particular com a poluição visual, da água e o acúmulo de lixo. Uma parcela significativa os consumidores foi incapaz de associar impactos adversos deste produto no meio ambiente. Sobre a proposta de proibir a gratuidade das sacolas plásticas em supermercados, o resultado do referendo demonstrou um empate técnico entre os consumidores que apoiaram a proposta e aqueles que foram contrários a ela.
Abstract: The use of plastic bags in the urban areas in Brazil and around the world has become a serious environmental problem for the public decision makers. This research investigates consumer's attitudes in supermakerts towards the plastic bags use in the city of Fortaleza/CE. the primary data were raised out in four supermarkets in different neighborhoods using a structure questionnare. The data were analyzad using methods of descriptive and inferential statistics in order to identify factors which could contribute to minimize the plastic bags demand. the results showed that the great majoritary of consumers prefer to carry on their groceries in plastics bags rather than in returnable bags. The impacts of the perceived use of plastic bags by consumers were related to visual and water pollution as well as garbage accumulation. A significant proportion of the consumers were incapable of associating adverse impacts of this product on the environment. Concerning voting on forbidding free provision of plastic bags in supermarkets, the referendum results showed a technical tie between the consumers who accepted the proposal and those against it.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61938
ISSN : 2358-5153
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_rcparaújo.pdf465,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.