Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Rogério César Pereira de-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Maria Maurício-
dc.contributor.authorDias, Jeronimo Marcelino-
dc.contributor.authorMonteiro, Jonathas Viana-
dc.contributor.authorNorões, Alana Kedylla Monteiro-
dc.date.accessioned2021-11-10T16:48:33Z-
dc.date.available2021-11-10T16:48:33Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.citationARAÚJO, Rogério César Pereira de; ARAÚJO, Ana Maria Maurício; DIAS, Jeronimo Marcelino; MONTEIRO, Jonathas Viana; NORÕES, Alana Kedyla Monteiro. Atitude dos consumidores com relação ao uso de sacolas plásticas nos supermercados da cidade de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Negócios e Desenvolvimento Regional, v. 1, n. 2, p. 9-26, dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2358-5153-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61938-
dc.description.abstractThe use of plastic bags in the urban areas in Brazil and around the world has become a serious environmental problem for the public decision makers. This research investigates consumer's attitudes in supermakerts towards the plastic bags use in the city of Fortaleza/CE. the primary data were raised out in four supermarkets in different neighborhoods using a structure questionnare. The data were analyzad using methods of descriptive and inferential statistics in order to identify factors which could contribute to minimize the plastic bags demand. the results showed that the great majoritary of consumers prefer to carry on their groceries in plastics bags rather than in returnable bags. The impacts of the perceived use of plastic bags by consumers were related to visual and water pollution as well as garbage accumulation. A significant proportion of the consumers were incapable of associating adverse impacts of this product on the environment. Concerning voting on forbidding free provision of plastic bags in supermarkets, the referendum results showed a technical tie between the consumers who accepted the proposal and those against it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Negócios e Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSacola plásticapt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectPlastic bagpt_BR
dc.subjectSupermarketspt_BR
dc.titleAtitude dos consumidores com relação ao uso de sacolas plásticas nos supermercados da cidade de Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso da sacola plástica nas áreas urbanas no Brasil e no mundo tem se constituído em um problema ambiental sério para os gestores públicos. Para entender melhor este problema, esta pesquisa investigou a atitude dos consumidores dos supermercados da cidade de Fortaleza, Ceará, com relação ao uso de sacolas plásticas. Para isto, foram coletados dados primário em quatro supermercados em diferentes bairros da cidade de Fortaleza utilizando um questionário elaborado com questões estruturadas. Esses dados foram analisados utilizando os métodos de estatística descritiva e inferencial com o objetivo de caracterizar o comportamento do consumidor e identificar fatores que contribuíssem para minimizar a demanda por sacolas plásticas. Os resultados da pesquisa mostraram que a grande maioria dos consumidores refere carregar suas mercadorias em sacolas plásticas do que em sacolas retornáveis. Os impactos do uso das sacolas plásticas percebidos pelos consumidores estavam relacionados a degradação e esgotamento dos recursos naturais, em particular com a poluição visual, da água e o acúmulo de lixo. Uma parcela significativa os consumidores foi incapaz de associar impactos adversos deste produto no meio ambiente. Sobre a proposta de proibir a gratuidade das sacolas plásticas em supermercados, o resultado do referendo demonstrou um empate técnico entre os consumidores que apoiaram a proposta e aqueles que foram contrários a ela.pt_BR
dc.title.enAttitude of the consumers towards the plastic bag use in the supermarkets of the Fortaleza/CEpt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_rcparaújo.pdf465,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.