Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61775
Tipo: TCC
Título: Educação ambiental na trilha ecológica do estuário do rio Pacoti: a percepção de estudantes do nível superior diante do contato com o manguezal
Autor(es): Fortaleza, Matheus Oliveira
Orientador: Rocha-Barreira, Cristina de Almeida
Palavras-chave: Trilhas ecológicas;Percepção;Educação ambiental
Data do documento: 2017
Citação: FORTALEZA, Matheus Oliveira. Educação ambiental na trilha ecológica do estuário do rio Pacoti: a percepção de estudantes do nível superior diante do contato com o manguezal. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a percepção de alunos de graduação em relação à mata de tabuleiro e ao manguezal, considerando às atividades realizadas pelo Projeto de Extensão “Trilha Ecológica do Estuário do Rio Pacoti” do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. A percepção dos visitantes do projeto sobre estes ecossistemas foi analisada por meio de um questionário estruturado após a realização da trilha guiada por monitores, no intuito de avaliar temas como impactos ambientais, a importância da conservação e o modo como as pessoas pensam e avaliam a sua relação com a natureza, em especial as matas de tabuleiro e os manguezais. Ao longo da trilha, os monitores promoviam debates sobre a importância da conservação e explicavam sobre as características dos ecossistemas, ressaltando as diferenças de habitats e as principais características ambientais que influenciavam na biodiversidade local. Também eram destacados os impactos ambientais presentes no percurso causados por diferentes ações humanas na área. Os visitantes informaram o que mais lhes chamaram atenção mata de tabuleiro foi a flora, e no manguezal a fauna: demonstraram compreender a importância de conservar os ambientes e avaliaram positivamente a visita. Desta forma, evidenciou-se que a trilha é uma ótima ferramenta de fazer o público conhecer e ter um maior contato em um ambiente de transição de ecossistemas, despertando um maior interesse e senso crítico dos visitantes referente às questões ambientais.
Abstract: This work was developed with the objective of identify the undergraduate students' perception regarding seasonal semideciduous coastal forest and mangrove, considering the activities carried out by the Extension Project "Ecological Trail of the Pacoti River Estuary" of the Institute of Marine Sciences of the University Federal of Ceará. The perception of project visitors about these ecosystems was analyzed through a structured questionnaire after the monitors guided trail, in order to evaluate themes such as environmental impacts, the importance of conservation and the way people think and evaluate their relation to nature, especially seasonal semideciduous coastal forest and mangroves. Along the trail, the monitors promoted debates on the importance of conservation and explained the characteristics of ecosystems, highlighting the differences in habitats and the main environmental characteristics that influenced local biodiversity. Also highlighted were the environmental impacts on the course caused by different human actions in the area. The visitors informed that what was most interesting in seasonal semideciduous coastal was the flora, and in the mangroves the fauna: they demonstrated the importance of conserving the environment and evaluated the visit positively. In this way, it was evidenced that the trail is a great tool to make the public know and have a greater contact in an environment of ecosystem transition, arousing a greater interest and critical sense of the visitors regarding the environmental issues.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61775
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_mofortaleza.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.