Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427
Type: | TCC |
Title: | Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente |
Authors: | Sousa, Ana Marcielle Silva de |
Advisor: | Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da |
Keywords: | Artista-docente;Aluno-criador;Intérprete-criador;Ensino de dança;Dança na escola |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | Sousa, Ana Marcielle Silva de. Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente. 2019. 89 f. Monografia (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse trabalho sugere reflexões sobre uma relação de ensino em arte que se dá de uma maneira colaborativa e processual entre duas figuras importantes do contexto escolar: o aluno e o professor, sobretudo, por meio de experiências de criação em dança. Mais especificamente na abordagem de ensino em arte aqui estudada, ao me debruçar nas vivências realizadas dos estágios supervisionados da Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocorridas na Escola de Ensino Médio Mariano Martins. Dessas colaborações, vejo surgirem, simultaneamente, na dinâmica artística e pedagógica estabelecida, as figuras do aluno como “aluno-criador” e do professor em arte/dança como “artista-docente”. Como se dá essa dinâmica e de que modo uma relação entre arte e ensino, que se faz por processos de criação, tornam-se potentes para mobilizar tanto a formação do aluno como do docente em dança? De que forma essa mobilização caracteriza a presença da Arte/Dança na escola como necessária e potente? |
Abstract: | This work suggests reflections on a relationship of teaching in art that takes place in a collaborative and procedural way between two important figures of the school context: the student and the teacher, especially through experiences of dance creation. More specifically in the approach to art teaching studied here, when I look at the experiences of the supervised internships of the Dance Degree in Universidade Federal do Ceará (UFC), which took place at Escola de Ensino Médio Mariano Martins, I see the student figures appear simultaneously in the artistic and pedagogical dynamics. As a “student- creator” and a teacher in art/dance as a “artist-teacher”. How does this dynamic take place and how does a relationship between art and teaching through creative processes become potent to mobilize both student and teacher education in dance? How does this mobilization characterize the presence of Art/Dance in school as necessary and potent? |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427 |
Appears in Collections: | DANÇA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_amsdsousa.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.