Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Thaís Gonçalves Rodrigues da-
dc.contributor.authorSousa, Ana Marcielle Silva de-
dc.date.accessioned2021-10-22T14:11:09Z-
dc.date.available2021-10-22T14:11:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSousa, Ana Marcielle Silva de. Quando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docente. 2019. 89 f. Monografia (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61427-
dc.description.abstractThis work suggests reflections on a relationship of teaching in art that takes place in a collaborative and procedural way between two important figures of the school context: the student and the teacher, especially through experiences of dance creation. More specifically in the approach to art teaching studied here, when I look at the experiences of the supervised internships of the Dance Degree in Universidade Federal do Ceará (UFC), which took place at Escola de Ensino Médio Mariano Martins, I see the student figures appear simultaneously in the artistic and pedagogical dynamics. As a “student- creator” and a teacher in art/dance as a “artist-teacher”. How does this dynamic take place and how does a relationship between art and teaching through creative processes become potent to mobilize both student and teacher education in dance? How does this mobilization characterize the presence of Art/Dance in school as necessary and potent?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtista-docentept_BR
dc.subjectAluno-criadorpt_BR
dc.subjectIntérprete-criadorpt_BR
dc.subjectEnsino de dançapt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.titleQuando experiências de criação em dança na escola fazem emergir as figuras do aluno-criador e do artista-docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho sugere reflexões sobre uma relação de ensino em arte que se dá de uma maneira colaborativa e processual entre duas figuras importantes do contexto escolar: o aluno e o professor, sobretudo, por meio de experiências de criação em dança. Mais especificamente na abordagem de ensino em arte aqui estudada, ao me debruçar nas vivências realizadas dos estágios supervisionados da Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocorridas na Escola de Ensino Médio Mariano Martins. Dessas colaborações, vejo surgirem, simultaneamente, na dinâmica artística e pedagógica estabelecida, as figuras do aluno como “aluno-criador” e do professor em arte/dança como “artista-docente”. Como se dá essa dinâmica e de que modo uma relação entre arte e ensino, que se faz por processos de criação, tornam-se potentes para mobilizar tanto a formação do aluno como do docente em dança? De que forma essa mobilização caracteriza a presença da Arte/Dança na escola como necessária e potente?pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_amsdsousa.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.