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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61184
Tipo: | TCC |
Título : | Análise comparativa da altura, volume, consumo de aço e custo das vigas de armadura simples, dupla e de seção T |
Autor : | Nascimento, Leonardo Soares do |
Tutor: | Cavalcante, Otávio Rangel de Oliveira e |
Palabras clave : | viga de armadura simples;viga de armadura dupla;viga com seção T;flecha |
Fecha de publicación : | 2021 |
Resumen en portugués brasileño: | Na construção de um edifício qualquer, residencial ou comercial, um ponto importante é o aumento da eficiência econômica. Em vista disso, o engenheiro procura formas de otimizar a edificação, como no dimensionamento das peças de concreto armado. No desafio cotidiano do engenheiro um dos elementos estruturais que mais possui formas de ser trabalhado é a viga. Ela pode ter variações tanto na sua geometria quanto no material que a constitui, de modo que possa existir inúmeras possibilidades de vigas para serem escolhidas de acordo com a necessidade do engenheiro. Neste trabalho foram considerados os três tipos de vigas mais usuais em estruturas de concreto armado, as vigas com armadura simples, vigas com armadura dupla e vigas com seção T. Foi realizado o dimensionamento de cada um destes tipos de vigas dentro de uma situação específica de controle em que o comprimento do vão teórico das vigas sofreu variação, de metro em metro, de 2 a 10 metros de comprimento, para uma mesma condição de carregamento. Além disso, para fins de análise, também foram variados o fck e as condições de dimensionamento. Estas são referentes ao estado limite último (ELU) e estado limite de serviço por deformações excessivas (ELS), com e sem o uso de contra flecha. Todas as vigas foram dimensionadas com o objetivo de alcançar a menor altura possível, e os resultados utilizados na análise consistem na altura, no volume de concreto, no peso do aço e no custo das vigas. Concluiuse que a contra flecha promove um grande aumento no desempenho da altura das vigas podendo diminuir cerca de 22% da altura da viga de armadura simples, 16% da viga de seção em T ou 10% da viga de armadura dupla. Também com relação à altura foi verificado que a viga de seção T possui a menor altura por vão sendo cerca de 20% menor que a viga de armadura simples ou 10% menor que a viga de armadura dupla. A viga com maior custo total foi a viga de armadura dupla, seguida pela viga de seção em T e pela viga de armadura simples. |
Abstract: | In the construction of any building, residential or commercial, an important point is to increase economic efficiency. In view of this, the engineer looks for ways to optimize the building, as in the dimensioning of reinforced concrete parts. In the engineer's daily challenge, one of the structural elements that has the most ways to be worked is the beam. It can have variations both in its geometry and in the material that constitutes it, so that there are countless possibilities of beams to be chosen according to the engineer's needs. In this work, the three most common types of beams in reinforced concrete structures were considered, beams with simple reinforcement, beams with double reinforcement and beams with T section. control in which the theoretical span of the beams was varied, from meter to meter, from 2 to 10 meters in length, for the same loading condition. Furthermore, for analysis purposes, the fck and the design conditions were also varied. These refer to the ultimate limit state (ELU) and service limit state due to excessive deformations (ELS), with and without the use of back deflection. All beams were designed with the aim of achieving the lowest possible height, and the results used in the analysis consist of height, concrete volume, steel weight and beam cost. It was concluded that the back deflection promotes a great increase in the height yield of the beams, being able to decrease about 22% of the height of the single reinforcement beam, 16% of the T-section beam or 10% of the double reinforcement beam. Also, with regard to height, it was verified that the beam of T section has the smallest height per span, being about 20% smaller than the beam with single reinforcement or 10% smaller than the beam with double reinforcement. The beam with the highest total cost was the double reinforcement beam, followed by the single reinforcement beam and the T-section beam. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61184 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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