Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60951
Type: TCC
Title: Interatividade em livros digitais: adaptação de um livro impresso para o meio digital
Authors: Cajazeiras, Mateus Henrique Costa
Advisor: Faria, José Neto de
Keywords: Livros eletrônicos;Design digital;Livros-Diagramação;interatividade;Projeto gráfico (Tipografia)
Issue Date: 2021
Citation: CAJAZEIRAS, Mateus Henrique Costa. Interatividade em livros digitais: adaptação de um livro impresso para o meio digital.2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os livros são parte integral da sociedade há séculos, sendo uma das principais formas de compartilhamento da informação e expressão humana. Com a revolução digital, alterou-se não só a forma do livro, mas os processos de produção e distribuição. Entretanto, ainda sim, os leitores eletrônicos impõem limitações que restringem o potencial da utilização das novas tecnologias digitais durante a produção de livros. Dessa forma, por meio de um levantamento bibliográfico para formular uma definição do livro a partir de várias perspectivas, entender a história e nuances da indústria editorial e atribuir diretrizes para produção de conteúdo interativo, adaptou-se um capítulo do livro “Switched On Pop” para o meio digital, utilizando um website como seu suporte, objetivando explorar as capacidades interativas do livro quando produzido para o ambiente web. Conclui-se que existe um grande espaço para a exploração de atividades interativas em livros na web e que é esperado que a hibridização das mídias torne-se uma consequência cada vez mais presente devido ao aumento da complexidade dos dispositivos digitais. Por fim, destaca-se que as editoras precisam compenetrar-se à progressão da tecnologia e às tendências de consumo, especialmente das novas gerações, para descobrir possíveis caminhos rentáveis de produção de livros eletrônicos
Abstract: Books have been an integral part of society for centuries, being one of the main ways of information sharing and human expression. As the digital revolution happened, not only the form of the book changed, but also it’s production and distribution processes. However, even so, e-readers impose limitations that restrict the potential for using new digital technologies during book production. Through a bibliographic survey to formulate a definition of the book from various perspectives, understand the history and nuances of the publishing industry and assign guidelines for the production of interactive content, a chapter of the book "Switched On Pop" was adapted for the digital medium, using a website as its support, aiming to explore the interactive capabilities of the book when produced for the web environment. It is concluded that there is a large opportunity for the experimentation of interactive activities in books on the web and it is expected that the hybridization of media will become an increasingly present consequence due to the increasing complexity of digital devices. Finally, it is noteworthy that publishers need to understand the progression of technology and consumer trends, especially of new generations, to discover possible profitable paths for the production of electronic books.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60951
Appears in Collections:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_mhccajazeiras.pdf18,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.