Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60661
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Fatores causadores de estresse em discentes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará |
Título en inglés: | Stress factors in engineering students of the Federal University of Ceará |
Autor : | Zambelli, Rafael Audino Mendonça, Luciana Gama de Felix, Saulo Rebouças |
Palabras clave : | Estresse;Depressão;Discentes de engenharia;Frustração |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | www.abenge.org.br |
Citación : | ZAMBELLI, Rafael Audino; MENDONÇA, Luciana Gama de; FELIX, Saulo Rebouças. Fatores causadores de estresse em discentes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho objetivou avaliar o perfil dos discentes dos cursos de Engenharia tanto do Centro de Ciências Agrárias quanto do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e o impacto do estresse nas suas vidas. Foi utilizado um questionário da plataforma Google Docs para identificar a influência do estresse no cotidiano de tais estudantes. O resultado aponta que de 60,2% não está desempenhando um papel útil na vida, mais de 82,3% não desempenham sua rotina com satisfação, 77,2% não consegue se concentrar e usam mais tempo para realizar determinadas atividades. Além do aparecimento de doenças psicossomáticas e a falta de vida de social também colabora para o agravamento das condições de estresse. Assim, a maioria dos discentes apresentam ansiedade, esgotamento, vivem sob pressão, estão muito preocupados com o futuro e com as incertezas que este apresenta. |
Abstract: | The study aimed to evaluate the profile of the students of the Engineering courses at both the Center of Agricultural Sciences and the Technology Center of the Federal University of Ceará and the impact of stress on their lives. A Google Docs platform questionnaire was used to identify the influence of stress on the daily lives of such students. The result indicates that 60.2% is not playing a useful role in life, more than 82.3% do not perform their routine with satisfaction, 77.2% cannot concentrate and take more time to perform certain activities. Besides the appearance of psychosomatic diseases and the lack of social life also contributes to the worsening of stress conditions. Thus, most of the students present anxiety, exhaustion, live under pressure, are very worried about the future and with the uncertainties that this presents. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60661 |
Aparece en las colecciones: | DEME - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_razambelli.pdf | 778,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.