Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60579
Tipo: | Resumo |
Título : | Utilização da tecnologia da informação na adaptação e capacitação de estudantes africanos – TI2EA |
Autor : | Lima, Ricardo João Vieira, Ildo Ramos Sá, Geny Gil Alencar, Carmosina Sibélia Silva Indí, Joel Amaqui da Silva Monteiro Filho, Jose Maria da Silva |
Palabras clave : | Adaptação escolar;Estudantes africanos;Estudantes estrangeiros |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | LIMA, Ricardo João; VIEIRA, Ildo Ramos; SÁ, Geny Gil; ALENCAR, Carmosina Sibélia Silva; INDÍ, Joel Amaqui da Silva; MONTEIRO FILHO, Jose Maria da Silva. Utilização da tecnologia da informação na adaptação e capacitação de estudantes africanos – TI2EA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O aluno estrangeiro depara-se com um processo complexo, que se inicia com a seleção dos candidatos e termina com o seu retorno ao país de origem. Desta forma, o estudante estrangeiro necessita lidar com uma diversidade de papéis culturalmente definidos, e que, com os quais não está familiarizado. Tudo isso em um curto período de tempo e sob considerável estresse. Adicionalmente, este estudante enfrenta uma série de dificuldades e desafios, pois precisa providenciar moradia, a documentação necessária e as exigências legais de imigração, lidar com um novo idioma, adaptar-se ao clima, à alimentação e a valores sociais distintos dos seus, além de ajustar-se à cultura do país e ao modelo educacional brasileiro. Ademais, o estudante estrangeiro tem que enfrentar a discriminação e o preconceito, a saudade de casa, da família e dos amigos, e ainda elaborar um projeto pessoal e profissional coerente com suas expectativas e oportunidades. Na UFC e na Unilab, existem estudantes do Timor Leste, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Mediante a crescente preocupação das IES em dar suporte a seus alunos estrangeiros, vários programas e/ou serviços para integração do estudante estrangeiro à vida acadêmica têm sido criados. No entanto, estes serviços ainda são subutilizados pelos estudantes internacionais. Estes alunos preferem buscar auxílio e conselhos com sua própria família ou amigos mais próximos. O Projeto TI2EA, Utilização da Tecnologia da Informação na Adaptação e Capacitação de Estudantes Africanos, utiliza os diferentes recursos proporcionados pela Tecnologia da Informação com a finalidade de facilitar a adaptação e alavancar a capacitação de alunos africanos que estudam em instituições de ensino superior no estado do Ceará, principalmente na UFC e na Unilab. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60579 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rjlima.pdf | 45,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.