Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ricardo João-
dc.contributor.authorVieira, Ildo Ramos-
dc.contributor.authorSá, Geny Gil-
dc.contributor.authorAlencar, Carmosina Sibélia Silva-
dc.contributor.authorIndí, Joel Amaqui da Silva-
dc.contributor.authorMonteiro Filho, Jose Maria da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-22T14:14:42Z-
dc.date.available2021-09-22T14:14:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Ricardo João; VIEIRA, Ildo Ramos; SÁ, Geny Gil; ALENCAR, Carmosina Sibélia Silva; INDÍ, Joel Amaqui da Silva; MONTEIRO FILHO, Jose Maria da Silva. Utilização da tecnologia da informação na adaptação e capacitação de estudantes africanos – TI2EA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60579-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes africanospt_BR
dc.subjectEstudantes estrangeirospt_BR
dc.titleUtilização da tecnologia da informação na adaptação e capacitação de estudantes africanos – TI2EApt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO aluno estrangeiro depara-se com um processo complexo, que se inicia com a seleção dos candidatos e termina com o seu retorno ao país de origem. Desta forma, o estudante estrangeiro necessita lidar com uma diversidade de papéis culturalmente definidos, e que, com os quais não está familiarizado. Tudo isso em um curto período de tempo e sob considerável estresse. Adicionalmente, este estudante enfrenta uma série de dificuldades e desafios, pois precisa providenciar moradia, a documentação necessária e as exigências legais de imigração, lidar com um novo idioma, adaptar-se ao clima, à alimentação e a valores sociais distintos dos seus, além de ajustar-se à cultura do país e ao modelo educacional brasileiro. Ademais, o estudante estrangeiro tem que enfrentar a discriminação e o preconceito, a saudade de casa, da família e dos amigos, e ainda elaborar um projeto pessoal e profissional coerente com suas expectativas e oportunidades. Na UFC e na Unilab, existem estudantes do Timor Leste, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Mediante a crescente preocupação das IES em dar suporte a seus alunos estrangeiros, vários programas e/ou serviços para integração do estudante estrangeiro à vida acadêmica têm sido criados. No entanto, estes serviços ainda são subutilizados pelos estudantes internacionais. Estes alunos preferem buscar auxílio e conselhos com sua própria família ou amigos mais próximos. O Projeto TI2EA, Utilização da Tecnologia da Informação na Adaptação e Capacitação de Estudantes Africanos, utiliza os diferentes recursos proporcionados pela Tecnologia da Informação com a finalidade de facilitar a adaptação e alavancar a capacitação de alunos africanos que estudam em instituições de ensino superior no estado do Ceará, principalmente na UFC e na Unilab.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rjlima.pdf45,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.