Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60575
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação da percepção do aluno de Engenharia com relação aos principais Teoremas e Métodos de Análise de Circuitos elétricos |
Title in English: | Evaluation of the perception of the Engineering student in relation to the main Theorems and Methods of Analysis of Electrical Circuits |
Authors: | Almeida, Bruno Ricardo de Guimarães, Jéssica Santos Oliveira, Átila Girão de Jaguaribe, Daniel Rebouças Paz Filho, Mauro Cezar Pereira |
Keywords: | Métodos de análise de circuitos;Teoremas de circuitos;Leis de Kirchhoff |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | http://www.abenge.org.br |
Citation: | ALMEIDA, Bruno Ricardo de; GUIMARÃES, Jessica Santos; OLIVEIRA, Átila Girão de ; JAGUARIBE, Daniel Rebouças; PAZ FILHO, Mauro Cezar Pereira. Avaliação da percepção do aluno de Engenharia com relação aos principais Teoremas e Métodos de Análise de Circuitos Elétricos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Sabendo-se da grande importância do desenvolvimento da competência de se saber analisar e projetar circuitos elétricos nos cursos de engenharia que envolvem eletricidade (como Eng. Elétrica, Eng. Eletrônica, Eng. de Controle e Automação, entre outras), este artigo tem realiza um estudo que busca identificar as dificuldades encontradas pelos alunos em aplicar os principais teoremas e métodos de análise de circuitos. Como objetivo secundário, busca-se detectar uma relação entre os tipos de circuitos elétricos e a escolha dos teoremas e métodos mais adequados para resolução dos mesmos. Para tal, são propostos três circuitos com diferentes características os quais os alunos das disciplinas de Circuitos Elétricos e Análise de Circuitos são convidados a resolver de três maneiras distintas e posteriormente responder um questionário que viabiliza a identificação de uma possível relação entre a escolha, que priorize uma resolução mais rápida e com menor esforço matemático ou computacional, de um teorema ou método com o tipo de circuito o qual conta com a presença de determinados tipos de fontes. Resultado sobre a percepção dos alunos são apresentados e discutido ao final, onde são apresentadas as hipóteses formuladas pelos autores. |
Abstract: | Knowing the great importance of the competence development of the knowhow of analyzing and designing electrical circuits in the engineering courses that involve electricity (such as Electrical Engineering, Electronic Engineering, Control Engineering and Automation, among others), this article aims to perform a research to identify the difficulties encountered by students in applying the main theorems and methods of circuit analysis. As a secondary objective, it seeks to detect a relationship between the types of electric circuits and the choice of the theorems and the most adequate methods for their resolution. To this end, three circuits with different characteristics are proposed, which students of the Electrical Circuits and Circuits Analysis disciplines are invited to solve in three different ways and then answer a questionnaire that allows the identification of a possible relation between the choice, which prioritize a faster resolution and with less mathematical or computational effort, of a theorem or method with the type of circuit which counts on the presence of certain types of sources. Each of the proposed circuits has two independent sources, which can be voltage only, current only, or have both natures. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60575 |
Appears in Collections: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_bralmeida.pdf | 989,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.