Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60401
Type: | Resumo |
Title: | Caminhos rumo à inteireza: relato de uma formação lúdica |
Authors: | Silva Junior, Romulo Cunha da Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira Almeida Neto, Francisco Honório de Paixão, Râmila Silva Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de |
Keywords: | Ludicidade;Desenvolvimento da pessoa humana;Formação profissional |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SILVA JUNIOR, Romulo Cunha da; RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Caminhos rumo à inteireza: relato de uma formação lúdica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O estudo aqui apresentado é o resultado da formação lúdica tateada pelos projetos e sujeitos que compõem o Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), da Universidade Federal do Ceará. Esta escrita objetiva relatar a trajetória de um graduando em Pedagogia na sua constituição lúdica, a fim de (re)conhecer as nuances e as influências que o contato direto e ativo com a temática Ludicidade reverberam na construção do eu-indivíduo e eu-profissional. Entre falsas idas e fieis vindas, a jornada ao lúdico aconteceu em períodos entre os anos de 2013 a 2016, guiada pelas ações oriundas dos cinco projetos que configuram o CELULA e para além das paredes do seu laboratório. Os afetos, as memórias, os registros escritos e fotográficos são os alicerces centrais deste estudo, os quais são fortalecidos pelas teorias acerca da narrativa autobiográfica (LUSTOSA, 2015; MONTEIRO, 2006; SILVEIRA, 2006; SOUZA, 2006; VASCONCELOS, 2000) e da Ludicidade (HUIZINGA, 2000; LUCKESI, 2014; ALMEIDA, 2015; PEREIRA, 2001), fomentando a relevância do relato para a produção acadêmica mediante olhar consciente e crítico sobre si. Pertencer ao programa permite compreender que a formação lúdica do indivíduo é uma necessidade do ser humano que é dotado de cognição, afetividade e motricidade, especialmente para profissionais que têm como o outro o seu campo de atuação. A ludicidade é um caminho rumo à inteireza do ser. Conclui-se que para formar-se profissional é fundante o contato inteiro consigo, para que a troca com o outro e com o mundo seja representativo para ambos. O sujeito não é imparcial, mas cabe a ele dotar-se de ideologias mais humanas ou não. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60401 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rcsjunior.pdf | 72,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.