Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60401
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Junior, Romulo Cunha da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Almeida Neto, Francisco Honório de | - |
dc.contributor.author | Paixão, Râmila Silva | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-11T01:31:55Z | - |
dc.date.available | 2021-09-11T01:31:55Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Romulo Cunha da; RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Caminhos rumo à inteireza: relato de uma formação lúdica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60401 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da pessoa humana | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Caminhos rumo à inteireza: relato de uma formação lúdica | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo aqui apresentado é o resultado da formação lúdica tateada pelos projetos e sujeitos que compõem o Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), da Universidade Federal do Ceará. Esta escrita objetiva relatar a trajetória de um graduando em Pedagogia na sua constituição lúdica, a fim de (re)conhecer as nuances e as influências que o contato direto e ativo com a temática Ludicidade reverberam na construção do eu-indivíduo e eu-profissional. Entre falsas idas e fieis vindas, a jornada ao lúdico aconteceu em períodos entre os anos de 2013 a 2016, guiada pelas ações oriundas dos cinco projetos que configuram o CELULA e para além das paredes do seu laboratório. Os afetos, as memórias, os registros escritos e fotográficos são os alicerces centrais deste estudo, os quais são fortalecidos pelas teorias acerca da narrativa autobiográfica (LUSTOSA, 2015; MONTEIRO, 2006; SILVEIRA, 2006; SOUZA, 2006; VASCONCELOS, 2000) e da Ludicidade (HUIZINGA, 2000; LUCKESI, 2014; ALMEIDA, 2015; PEREIRA, 2001), fomentando a relevância do relato para a produção acadêmica mediante olhar consciente e crítico sobre si. Pertencer ao programa permite compreender que a formação lúdica do indivíduo é uma necessidade do ser humano que é dotado de cognição, afetividade e motricidade, especialmente para profissionais que têm como o outro o seu campo de atuação. A ludicidade é um caminho rumo à inteireza do ser. Conclui-se que para formar-se profissional é fundante o contato inteiro consigo, para que a troca com o outro e com o mundo seja representativo para ambos. O sujeito não é imparcial, mas cabe a ele dotar-se de ideologias mais humanas ou não. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rcsjunior.pdf | 72,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.