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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60137
Tipo: | Dissertação |
Título : | O outro lado da evasão no ensino superior: a persistência acadêmica dos discentes no caminho para a graduação |
Autor : | Rocha, Leandro Sarubbi de Carvalho |
Tutor: | Alencar, Roberta Carvalho de |
Palabras clave : | Persistência acadêmica;Engajamento acadêmico;Evasão no ensino superior;Educação superior |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | ROCHA, Leandro Sarubbi de Carvalho. O outro lado da evasão no ensino superior: a persistência acadêmica dos discentes no caminho para a graduação. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho buscou investigar os casos bem-sucedidos de discentes do curso de Ciências Contábeis em duas instituições de ensino superior (IES), sendo uma pública e outra privada, localizadas na cidade de Fortaleza – CE, no intuito de identificar os fatores da persistência acadêmica que contribuíram para o sucesso dos sujeitos em superar as dificuldades e realizar o sonho, comum a muitos discentes, de se graduar. Com uma abordagem qualitativa – baseada nos fatores psicológicos, relacionais, sociológicos, econômicos e organizacionais para a persistência acadêmica no ensino superior, de Himmel (2002) e Gómes (2015), complementados pelas teorias sobre a explicação sociológica para a permanência ou evasão no ensino superior, de Spady (1970) e Tinto (1975), e por estudos desenvolvidos sobre o engajamento acadêmico – a pesquisa teve como propósito capturar concepções, perspectivas, relatos, discursos e experiências, dentro do meio universitário, que expressassem a persistência acadêmica dos discentes por uma perspectiva que, muitas vezes, não é demonstrada significativamente em números. Nesse aspecto, a pesquisa teve como principal instrumento para a coleta de dados a condução de grupos focais, separados por grupos de discentes exclusivos para cada tipo de IES, pública ou privada, utilizando técnicas auxiliares para contextualização e seleção dos sujeitos como a análise documental e a aplicação de questionário com o objetivo de explorar os perfis pessoais e acadêmicos dos discentes e medir o nível de engajamento dos participantes por meio da ferramenta Utrecht Work Engagement Scale (UWES-S). Os resultados demonstraram que fatores psicológicos relacionados à busca por uma melhor condição social, ao suporte e apoio familiar, aos conhecimentos adquiridos no ensino médio e a características como a resiliência serviram como alicerce aos sujeitos na superação das dificuldades. Como fatores relacionais, o compartilhamento das atividades acadêmicas com colegas, a qualidade técnica dos professores e o apoio emocional recebido no processo de aprendizagem foram as causas mais citadas para a promoção da persistência acadêmica. Já como fatores sociológicos, econômicos e organizacionais pode-se destacar que o apoio e a organização para conciliação do tempo entre as atividades acadêmicas, profissionais e pessoais, o acesso ao transporte, o emprego e renda, a saúde mental e o alinhamento com as regras e políticas da IES foram os pontos que mais contribuíram para a persistência acadêmica dos sujeitos. |
Abstract: | This study aimed investigate successful cases of students that attend in Accounting Sciences course in two higher education institutions (IES), one public and one private, located in the city of Fortaleza - CE, whith the purpose to identify the factors of the academic persistence that contributed to the subjects success in overcoming difficulties and fulfilling the dream, common to many students, of graduating. With a qualitative approach, based on psychological, relational, sociological, economic and organizational factors for academic persistence in higher education found in the studys of Himmel (2002) and Gómes (2015), complemented by the theories of the sociological explanation for the permanence or dropout in higher education by Spady (1970) and Tinto (1975) and by studies developed on academic engagement, the research aimed to capture conceptions, perspectives, reports, speeches and experiences within the university environment that express the students academic persistence from a perspective that, many times, are not demonstrated significantly in numbers. In this aspect, the research had as main instrument for data collection the conduction of focus groups, separated by groups of students exclusive for each type of IES, public or private, using auxiliary techniques for contextualization and selection of subjects such as document analysis and the application of a questionnaire with the objective of exploring the personal and academic profiles of students and measuring the level of engagement of participants using the Utrecht Work Engagement Scale (UWES-S) tool. The results showed that psychological factors was related to the search for a better social condition, to the family support, the knowledge acquired in high school and for characteristics such as resilience that served as foundation to the subjects in overcoming the difficulties. As relational factors, the sharing of academic activities with colleagues, the technical quality of teachers and the emotional support received in the learning process were the most cited causes for promoting academic persistence. As for sociological, economic and organizational factors, it can be highlighted that support and organization for reconciling time between academic, professional and personal activities, access to transport, employment and income, mental health and alignment with the rules and IES policies were the points that most contributed to the subjects academic persistence. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60137 |
Aparece en las colecciones: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
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