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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Viana Júnior, Gerardo Silveira | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Patrick Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T14:24:49Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03T14:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Patrick Mesquita. Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as práticas musicais compartilhadas do curso de música da UFC campus de Fortaleza. 2013. 119f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6009 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Education musicale | pt_BR |
dc.subject | Apprentissage partagé | pt_BR |
dc.subject | Música – instrução e estudo - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Tutoria entre pares estudantes - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de música – formação – Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem compartilhada | pt_BR |
dc.title | Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as práticas musicais compartilhadas do curso de música da UFC campus de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como foco os processos formativos dos grupos de estudos curricularmente não obrigatórios existente no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Fortaleza. O objetivo é apresentar as características de “coletiva solidariedade” presentes no projeto pedagógico do Curso de Música da UFC que se afina com a proposta de aprendizagem compartilhada utilizado pelos dois grupos de estudos analisados, a saber: o grupo de Choro e o grupo Encordoados. Procuramos caracterizar o processo de aprendizagem musical nesses grupos, bem como a influência deles no processo de formação do educador musical que conclui a graduação no Curso da UFC. O aporte teórico desta pesquisa está centrado nas propostas de educação musical de Koellreutter (1990; 1997), na pedagogia libertária de Read (1982), e na teoria sócio-interacionista de Vygotsky (1984), bem como nas experiências acerca dos processos formativos e práticas musicais colaborativas discutidos por Matos (2008) e Schrader (2002). No estudo foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa e com delineamento de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com grupo focal e entrevistas semi-estruturadas com participantes dos grupos. De acordo com esta pesquisa, os grupos de estudos possibilitam os estudantes se perceberem como educadores musicais no sentido de estar praticando o exercício docente a partir do momento em que possuem, sob sua responsabilidade, a organização das atividades dos grupos de estudos, a definição de objetivos a serem alcançados, bem como o trabalho de organização e a implementação das práticas musicais compartilhadas no âmbito acadêmico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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