Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5988
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação & Trabalho: avaliação da política pública de educação profissional do Centro Vocacional Técnico - CVTEC de Aracati – CE |
Título en inglés: | Education & Work: evaluation of public policy on vocational education Vocational Technical Center - CVTEC Aracati - CE |
Autor : | Silva, Catarina Angélica Antunes da |
Tutor: | Santiago, Eduardo Girão |
Palabras clave : | Interação social na velhice – Caxias (MA);Idosos - Caxias (MA) - Relações com a família;Autoestima – Caxias (MA) |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | SILVA, Catarina Angélica Antunes. Educação & Trabalho: avaliação da política pública de educação profissional do Centro Vocacional Técnico - CVTEC de Aracati – CE. 2012. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta dissertação pretende avaliar as políticas de educação profissional do Estado do Ceará, em particular, do Centro Vocacional e Técnico de Educação Profissional (CVTEC) do Aracati e entorno, em relação à articulação trabalho e educação, a fim de perceber a aproximação do modelo adotado neste centro de ensino com o modelo da emancipação humana da concepção politécnica. Seu principal objetivo é formar um trabalhador–cidadão, dotado de uma qualificação que atenda às demandas exigidas pela sociedade capitalista, mas que, ao mesmo tempo, tenha compromisso social e político, consoante o enfoque de Gramsci. Para isso, é preciso rever criticamente o contexto histórico-social das transformações ocorridas no mundo do trabalho pelos novos modelos de produção. A avaliação, neste caso, se torna de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, pois ela faz parte do processo de planejamento da política social, ensejando uma retroalimentação que permite escolher entre diversos projetos de acordo com sua eficácia e eficiência. Sendo assim, precisa- se ter em vista o modo como a formação profissional interfere na vida desse futuro trabalhador, qual o seu alcance na inclusão social e a existência de impactos na sociedade resultantes da aplicação desse modelo educacional adotado pelo - CVTEC de Aracati. Foram aplicados, para tanto, instrumentos de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, mediante a triangulação de métodos, com os egressos, funcionários e professores da instituição, bem como empresas locais ligadas aos setores dos cursos ofertados, de forma a interpretar e atribuir significados aos fenômenos observados. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5988 |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012-DIS-CAASILVA.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.