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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantiago, Eduardo Girão-
dc.contributor.authorSilva, Catarina Angélica Antunes da-
dc.date.accessioned2013-10-02T11:10:51Z-
dc.date.available2013-10-02T11:10:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Catarina Angélica Antunes. Educação & Trabalho: avaliação da política pública de educação profissional do Centro Vocacional Técnico - CVTEC de Aracati – CE. 2012. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5988-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInteração social na velhice – Caxias (MA)pt_BR
dc.subjectIdosos - Caxias (MA) - Relações com a famíliapt_BR
dc.subjectAutoestima – Caxias (MA)pt_BR
dc.titleEducação & Trabalho: avaliação da política pública de educação profissional do Centro Vocacional Técnico - CVTEC de Aracati – CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação pretende avaliar as políticas de educação profissional do Estado do Ceará, em particular, do Centro Vocacional e Técnico de Educação Profissional (CVTEC) do Aracati e entorno, em relação à articulação trabalho e educação, a fim de perceber a aproximação do modelo adotado neste centro de ensino com o modelo da emancipação humana da concepção politécnica. Seu principal objetivo é formar um trabalhador–cidadão, dotado de uma qualificação que atenda às demandas exigidas pela sociedade capitalista, mas que, ao mesmo tempo, tenha compromisso social e político, consoante o enfoque de Gramsci. Para isso, é preciso rever criticamente o contexto histórico-social das transformações ocorridas no mundo do trabalho pelos novos modelos de produção. A avaliação, neste caso, se torna de suma importância para a compreensão do fenômeno estudado, pois ela faz parte do processo de planejamento da política social, ensejando uma retroalimentação que permite escolher entre diversos projetos de acordo com sua eficácia e eficiência. Sendo assim, precisa- se ter em vista o modo como a formação profissional interfere na vida desse futuro trabalhador, qual o seu alcance na inclusão social e a existência de impactos na sociedade resultantes da aplicação desse modelo educacional adotado pelo - CVTEC de Aracati. Foram aplicados, para tanto, instrumentos de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, mediante a triangulação de métodos, com os egressos, funcionários e professores da instituição, bem como empresas locais ligadas aos setores dos cursos ofertados, de forma a interpretar e atribuir significados aos fenômenos observados.pt_BR
dc.title.enEducation & Work: evaluation of public policy on vocational education Vocational Technical Center - CVTEC Aracati - CEpt_BR
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