Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59720
Type: Artigo de Evento
Title: Processo de planejamento colaborativo da demanda em empresas de bens de consumo de mercados dinâmicos: artefato de software e estudo de caso
Title in English: Collaborative demand planning for consumer goods companies operating in dynamic markets: software tool and case study
Authors: Romão, Filipe Moura
Nepomuceno, Napoleão Vieira
Keywords: Sistema de apoio ao planejamento da demanda;Previsão de vendas;Planejamento da demanda;Previsão colaborativa
Issue Date: 2020
Citation: ROMÃO, Filipe Moura; NEPOMUCENO, Napoleão Vieira. Processo de planejamento colaborativo da demanda em empresas de bens de consumo de mercados dinâmicos: artefato de software e estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVII., 11 a 13 nov. 2020, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2020. Tema: “Economia circular e suas interfaces com a engenharia de produção”
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho sugere um processo suportado por um software para o planejamento da demanda por vendas em empresas que atuam em cenários dinâmicos. o método utilizado combina dados quantitativos, oriundos de métodos estatísticos, e informações qualitativas, oriundas das áreas funcionais da organização e do respectivo mercado no qual a organização atua. o resultado obtido aponta que o método aplicado melhora a assertividade do plano de demanda nos itens de alto giro, principalmente por serem um pequeno grupo de produtos e estarem sempre em evidência nas ações comerciais em razão do impacto relevante em termos de volume de vendas.
Abstract: This paper proposes a software based methodology for sales demand planning in companies operating in dynamic scenarios. the methodology combines quantitative forecasting models and human judgement based on contextual information from different functional areas of the organization. a case study is carried out and the results showed that the method can improve the assertiveness of the demand plan, especially for high-turnover items that, although they form a small group of products, represent a large volume of sales, and therefore, are often the target of commercial actions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59720
ISSN: 1809-7189
Appears in Collections:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_eve_fmromão.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.