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dc.contributor.authorRomão, Filipe Moura-
dc.contributor.authorNepomuceno, Napoleão Vieira-
dc.date.accessioned2021-07-23T18:36:34Z-
dc.date.available2021-07-23T18:36:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationROMÃO, Filipe Moura; NEPOMUCENO, Napoleão Vieira. Processo de planejamento colaborativo da demanda em empresas de bens de consumo de mercados dinâmicos: artefato de software e estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVII., 11 a 13 nov. 2020, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2020. Tema: “Economia circular e suas interfaces com a engenharia de produção”pt_BR
dc.identifier.issn1809-7189-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59720-
dc.description.abstractThis paper proposes a software based methodology for sales demand planning in companies operating in dynamic scenarios. the methodology combines quantitative forecasting models and human judgement based on contextual information from different functional areas of the organization. a case study is carried out and the results showed that the method can improve the assertiveness of the demand plan, especially for high-turnover items that, although they form a small group of products, represent a large volume of sales, and therefore, are often the target of commercial actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema de apoio ao planejamento da demandapt_BR
dc.subjectPrevisão de vendaspt_BR
dc.subjectPlanejamento da demandapt_BR
dc.subjectPrevisão colaborativapt_BR
dc.titleProcesso de planejamento colaborativo da demanda em empresas de bens de consumo de mercados dinâmicos: artefato de software e estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho sugere um processo suportado por um software para o planejamento da demanda por vendas em empresas que atuam em cenários dinâmicos. o método utilizado combina dados quantitativos, oriundos de métodos estatísticos, e informações qualitativas, oriundas das áreas funcionais da organização e do respectivo mercado no qual a organização atua. o resultado obtido aponta que o método aplicado melhora a assertividade do plano de demanda nos itens de alto giro, principalmente por serem um pequeno grupo de produtos e estarem sempre em evidência nas ações comerciais em razão do impacto relevante em termos de volume de vendas.pt_BR
dc.title.enCollaborative demand planning for consumer goods companies operating in dynamic markets: software tool and case studypt_BR
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