Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59596
Type: TCC
Title: Trajetória docente: Um estudo sobre a história de vida e a formação de um licenciando da UFC
Authors: Soares, João Paulo Benevides
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: Ensino de biologia;Formação docente;Pesquisa em currículo
Issue Date: 2016
Citation: SOARES, João Paulo Benevides. Trajetória docente: Um estudo sobre a história de vida e a formação de um licenciando da UFC. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O método narrativo baseado na história de vida do pesquisador é um dos modos de se fazer pesquisa e envolver o próprio pesquisador como tema, buscando resolver ou investigar algum aspecto de sua trajetória, seja ela acadêmica, docente ou até mesmo da sua vida. Procurou-se abordar a trajetória do próprio autor como estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará e suas experiências na área de iniciação à docência, a fim de se investigar como o currículo e as experiências universitárias contribuem para a formação do indivíduo. Se busca descrever sua trajetória através da análise da estrutura curricular do próprio curso e também através de lembranças e documentos que remetem a experiências na área da docência, bem como a investigação da atuação do pesquisador como bolsista de um programa de bolsas de iniciação à docência se faz necessária para relatar a trajetória docente do indivíduo enquanto universitário.
Abstract: The narrative method based on the researcher's life story is one way of doing research and involve the researcher as the theme, seeking to solve or investigate some aspect of his career, be it academic, teaching or even his life. It was sought to describe the trajectory of the author himself as a student of Teaching Biological Sciences at the Federal University of Ceará and his experiences in the initiation area of teaching, in order to investigate how the curriculum and campus experiences contribute to the formation of the individual. It seeks to describe its history by analyzing the curriculum of the course itself and also through memories and documents that refer to experiences in the teaching area as well as the investigation of the researcher acting as a fellow of an initiation scholarship program of teaching is required to report the teaching trajectory of the individual as a university student.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59596
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_jpbsoares.pdf2,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.