Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59428
Tipo: TCC
Título : Além das limitações da visão: acessibilidade dos recursos didáticos utilizados na disciplina de imunologia para inclusão de alunos deficientes visuais
Autor : Silva, Lara Rodrigues da
Tutor: Mota, Erika Freitas
Palabras clave : Deficiente visual;Imunologia;Inclusão
Fecha de publicación : 2020
Citación : SILVA, Lara Rodrigues da. Além das limitações da visão: acessibilidade dos recursos didáticos utilizados na disciplina de imunologia para inclusão de alunos deficientes visuais. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Com o surgimento de novas políticas públicas e programas que incentivam o ingresso no ensino superior, ocorreu a ampliação na entrada de alunos nas universidades do setor público e privado. Entre os estudantes ingressantes, tem-se uma parcela considerável de alunos da educação especial, os quais requerem metodologias educacionais específicas e recursos pedagógicos que destinem a inclusão destes discentes e que incentivem a sua permanência na universidade. Esse trabalho tem como objetivo analisar se os materiais e recursos didáticos utilizados na disciplina de Imunologia ofertada para os cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará são acessíveis e adequados à aprendizagem e inclusão de alunos deficientes visuais. Essa pesquisa qualitativa iniciou-se com a categorização dos slides e estudos dirigidos da disciplina, seguida de análise desses recursos com o leitor de tela NVDA, verificando a acessibilidade desses materiais digitais. Após essa análise com o leitor de tela, observaram-se alguns empecilhos na leitura dos materiais, que podem dificultar a compreensão do conteúdo pelo aluno deficiente e com isso, elaborou-se um “Guia de acessibilidade em slides e textos para deficientes visuais” para criação e adaptação de material acessível. Como terceiro momento, houve a produção de um modelo didático intitulado “Entendendo a Resposta Inflamatória com um olhar inclusivo”. Este foi adaptado a partir de um modelo já existente não inclusivo e com objetivo de promover a significação tátil e a estimulação visual dos estudantes cegos e baixa visão. A análise dos recursos e a verificação da inadequação às Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Digital resultaram na criação do guia com orientações e justificativas para a elaboração e adaptação de materiais digitais acessíveis pelos professores, que servirá como assistência e apoio didático na formação docente e que poderá contribuir na aprendizagem de alunos cegos e/ou baixa visão. O trabalho traz contribuições para o ensino inclusivo da imunologia e áreas afins e busca incentivar a elaboração de materiais digitais acessíveis e a criação de modelos táteis. Ademais, a elaboração de estratégias didáticas acessíveis resulta na contribuição da formação profissional do aluno deficiente e incentiva a sociedade inclusiva.
Abstract: With the emergence of new public policies and programs that encourage entry into higher education, there was an expansion in the entrance of students into the public and private sector universities. Among these students entering, there is a considerable portion of the admission of students with special educational needs which require specific educational methodologies and pedagogical resources for the inclusion of these students and which encourage their stay at the university. This work aims to analyze whether the materials and teaching resources used in the discipline of Immunology offered for the courses of Biological Sciences and Biotechnology of the Federal University of Ceará are accessible and suitable for learning and inclusion of students visually impaired. This qualitative research began with the categorization of slides and directed studies of the discipline, followed by the analysis of these resources with the NVDA screen reader, verifying the accessibility of these digital materials. After this analysis with the screen reader, some obstacles were observed in the reading of the materials, which may hinder the understanding of the content by the disabled student and with this, a "Guide of accessibility in slides and texts for visually impaired" for the creation and adaptation of accessible material. As a third moment, there was the production of a didactic model entitled "Understanding the Inflammatory Response with an inclusive look". This was adapted from an existing non-inclusive model and aimed at promoting the tactile significance and visual stimulation of blind students and low vision. The analysis of resources and the verification of the inadequacy of the Accessibility Guidelines for Digital Content resulted in the creation of the guide with guidelines and justifications for the elaboration and adaptation of digital materials accessible by teachers, which will serve as assistance and didactic support in teacher training and which can contribute to the learning of blind and low vision students. This work contributes with the inclusive teaching of immunology and related areas, to encourage the development of accessible digital materials and the creation of tactile models. Furthermore, the development of accessible teaching strategies results in the contribution of the vocational training of the disabled student and encourages the inclusive society.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59428
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_lrsilva.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.