Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59427
Type: | TCC |
Title: | O papel das tecnologias de comunicação no ensino: um relato de experiência na residência pedagógica |
Authors: | Linhares, Gustavo Sousa |
Advisor: | Verola, Christiano Franco |
Keywords: | Alfabetização tecnológica;Residência pedagógica;Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | LINHARES, Gustavo Sousa. O papel das tecnologias de comunicação no ensino: um relato de experiência na residência pedagógica. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho analisa a experiencia do aluno, durante sua passagem no programa de residência pedagógica com o intuito de identificar o papel que as tecnologias tiveram na sala de aula e como essas informações podem ser usadas para melhorar o processo de aprendizado nas escolas. Buscou-se também, compreender os fatores que apontam para a necessidade de conexão das escolas com as tecnologias e sua inserção no processo ensino-aprendizagem e identificar as dificuldades na utilização de recursos tecnológicos e como afetam o processo ensino-aprendizagem. Com as informações vindas da experiência da residência, a estrutura física observada das escolas, e os objetivos apontados pelo plano pedagógico das escolas, foi feita uma análise em relação à utilização das tecnologias, as dificuldades nesta utilização, como se viu, entre as barreiras, pode-se citar à própria falta de estrutura das escolas, como o acesso de alunos devido às condições socioeconômicas e destacou-se ainda a importância de aprendizado constante dos professores para tomarem uma posição ativa em relação as vantagens que tecnologias de informação e comunicação oferecem em sala de aula, e a instigação do pensamento crítico dos alunos em relação a estas. |
Abstract: | This paper analyze the experience of the student, during his experience on the program pedagogical residence with the purpose of identify the purpose that technology had on the classroom and how this information could be used to improve the process of learning on the schools. It was also attempted, understand the factors that point to the need of a connection in between the schools and your insertion on the process of teaching-learning and identify the difficult on the use of technological resources and how they affect the teaching-learning process. With the information acquired from the residence experience, the physical structure observed on the schools, and the objectives pointed the pedagogical plan of the schools, an analyze was made of the use of technologies, the difficulty on the use of them, how it was saw, in between barriers, could be pointed the on school lack of structure, like the access of students due social-economic circumstance and also was pointed the importance of constant learning from the professor and to them take an active position regarding the advantages that information and communication technologies offer to the classroom, and to instigate the critical thinking of the students in relation of these. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59427 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_gslinhares.pdf | 257,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.