Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5941
Type: Dissertação
Title: O uso de blogs e aulas experimentais como práticas educativas no ensino de físico-química para o ensino médio : um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa
Title in English: The use of blogs and experimental classes and educational practices in teaching physical chemistry to high school: a descriptive study from the concept of meaningful learning
Authors: Carvalho, Patrícia Matias Sena de
Advisor: Almeida, Maria Mozarina Beserra
Co-advisor: Lima, Isaias Batista de
Keywords: Química - Estudo e ensino;Ensino médio;Química - Ensino auxiliado por computador
Issue Date: 2013
Citation: CARVALHO, Patrícia Matias Sena de. O uso de blogs e aulas experimentais como práticas educativas no ensino de físico-química para o ensino médio : um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: A utilização de metodologias de ensino diferenciadas tem se tornado cada vez mais necessária diante das exigências da sociedade. As informações circulam a cada dia de forma mais rápida e eficiente; e a escola, como espaço de construção do conhecimento, deve estar preparada para dotar o aluno de competências e habilidades pertinentes ao uso de novas tecnologias e, ainda, ao reconhecimento de fenômenos científicos em meio a fatos cotidianos, outra importante habilidade a ser desenvolvida. Este trabalho teve por objetivo analisar o uso e a aceitação de blogs e aulas experimentais como ferramentas pedagógicas no ensino de Físico-Química, à luz da aprendizagem significativa. A pesquisa ancorou-se na proposta de aprendizagem significativa de Ausubel (1978), nas concepções sobre avaliação da aprendizagem de Luckesi (2008) e na proposta construcionista de Valente(1993). A pesquisa realizada foi de natureza descritivo-bibliográfica, de cunho experimental e com estudo de caso realizado em campo, seguindo uma abordagem quali-quantitativa e realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio matriculados numa escola da rede estadual de ensino. Os alunos foram divididos em grupos, dos quais um teve aulas de Química em que o professor utilizou métodos tradicionais, enquanto os outros grupos tiveram acesso a um blog criado especialmente para o desenvolvimento deste trabalho, bem como aulas experimentais no Laboratório de Ciências, utilizando experimentos do seu cotidiano. Os resultados mostraram que a implantação de aulas diferenciadas através do uso do blog e de aulas experimentais é capaz de despertar a curiosidade dos alunos e pode favorecer a busca pelo conhecimento. Contudo, o profissional em educação deve estar preparado para escolher a melhor estratégia didática, conforme as possibilidades sociais e econômicas do espaço escolar.
Abstract: The use of differentiated teaching methods has become increasingly necessary for the demands of society. Information circulates every day more quickly and efficiently; and the school, as a space of knowledge construction, must be prepared to provide the student with skills and abilities which are relevant to the use of new technologies and also to the recognition of scientific phenomena within daily facts, another important skill to be developed. This work aimed to analyze the use and acceptance of blogs and experimental classes as pedagogical tools in the teaching of Physical Chemistry, in the light of significant learning. The research was anchored in the meaningful learning theory of Ausubel (1978), the concepts of assessment of learning by Luckesi (2008) and the constructionist proposal of Valente (1993). The research developed was descriptive and bibliographical in nature, of experimental model and with case study developed in field, following a quali-quantitative approach held with students of 2nd year of high school enrolled in a state education system. Students were divided in groups, one of which had Chemistry classes where the teacher used traditional methods, while the other groups had access to a blog create especially for the development of this work, as well as experimental classes in the Science Lab, making use of experiments from their daily lives. The results showed that the deployment of differentiated classes by the use of the blog and of the experimental classes is able to arouse the curiosity of students and may facilitate the search for knowledge. However, the professional in education must be prepared to choose the best teaching strategy, according to the social and economic possibilities of the school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5941
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_pmsdecarvalho.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.