Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58924
Tipo: | TCC |
Título: | "Estrada de quatro mãos": Realização de curta-metragem documental |
Autor(es): | Duarte, Emília Schramm |
Orientador: | Souza, Maria Ines Dieuzeide Santos |
Palavras-chave: | Documentário;Filme de família;Doença de Alzheimer;Memória |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | Duarte, Emília Schramm. "Estrada de quatro mãos": Realização de curta-metragem documental. 2021. 74 f. Monografia (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Este trabalho descreve o desenvolvimento de “Estrada de Quatro Mãos”, curta-metragem documental em que a realizadora apresenta uma canção de autoria própria, intitulada “Carros”, para trazer reflexões sobre a relação com seus avós, a efemeridade da vida, a doença de Alzheimer e sua experiência com a reinvenção de memórias familiares. O documentário em questão é caracterizado por seu extenso uso de material de arquivo, como fotografias analógicas, rolos de filmes em 8mm e demais objetos de apreço pessoal de seus avós. São realizadas, também, gravações de locações que representam cada um deles e de uma performance ao vivo de “Carros”, fio condutor de todo o processo fílmico. Serão mostrados neste memorial descritivo: acontecimentos que precederam a concepção do projeto; algumas experiências da realizadora no campo do audiovisual e da música; referências fílmicas, teorias e conceitos que auxiliaram na estruturação dos elementos da obra; pesquisas envolvendo os materiais de arquivos coletados; e, por fim, um relato sobre o processo de pré-produção, filmagem e pós-produção do filme. |
Abstract: | This work describes the development of “Estrada de Quatro Mãos” a short documentary film in which the director presents a song written by herself, named “Carros”, to reflect upon her relationship with her grandparents, the ephemeral nature of life, Alzheimer’s disease, and her experience with reinventing family memories. The documentary is largely characterized by its extensive use of archive material, such as analog photographs, 8mm film rolls and other objects of her grandparent’s affection. Recordings were also made in locations which represent each one of the subjects, as well as a live performance of “Carros”, the driving force of the film process. This descriptive memorial is going to outline: the events that preceded the project’s conception; some experiences of the director in the audio-visual as musical field; the filmic references, theories and concepts that helped in structuring the work’s elements; research around the collected archive material; and, at last, an extensive report about the film’s pre-production, shooting and post-production process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58924 |
Aparece nas coleções: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_emisduarte.pdf | 12,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.