Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58924
Type: TCC
Title: "Estrada de quatro mãos": Realização de curta-metragem documental
Authors: Duarte, Emília Schramm
Advisor: Souza, Maria Ines Dieuzeide Santos
Keywords: Documentário;Filme de família;Doença de Alzheimer;Memória
Issue Date: 2021
Citation: Duarte, Emília Schramm. "Estrada de quatro mãos": Realização de curta-metragem documental. 2021. 74 f. Monografia (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho descreve o desenvolvimento de “Estrada de Quatro Mãos”, curta-metragem documental em que a realizadora apresenta uma canção de autoria própria, intitulada “Carros”, para trazer reflexões sobre a relação com seus avós, a efemeridade da vida, a doença de Alzheimer e sua experiência com a reinvenção de memórias familiares. O documentário em questão é caracterizado por seu extenso uso de material de arquivo, como fotografias analógicas, rolos de filmes em 8mm e demais objetos de apreço pessoal de seus avós. São realizadas, também, gravações de locações que representam cada um deles e de uma performance ao vivo de “Carros”, fio condutor de todo o processo fílmico. Serão mostrados neste memorial descritivo: acontecimentos que precederam a concepção do projeto; algumas experiências da realizadora no campo do audiovisual e da música; referências fílmicas, teorias e conceitos que auxiliaram na estruturação dos elementos da obra; pesquisas envolvendo os materiais de arquivos coletados; e, por fim, um relato sobre o processo de pré-produção, filmagem e pós-produção do filme.
Abstract: This work describes the development of “Estrada de Quatro Mãos” a short documentary film in which the director presents a song written by herself, named “Carros”, to reflect upon her relationship with her grandparents, the ephemeral nature of life, Alzheimer’s disease, and her experience with reinventing family memories. The documentary is largely characterized by its extensive use of archive material, such as analog photographs, 8mm film rolls and other objects of her grandparent’s affection. Recordings were also made in locations which represent each one of the subjects, as well as a live performance of “Carros”, the driving force of the film process. This descriptive memorial is going to outline: the events that preceded the project’s conception; some experiences of the director in the audio-visual as musical field; the filmic references, theories and concepts that helped in structuring the work’s elements; research around the collected archive material; and, at last, an extensive report about the film’s pre-production, shooting and post-production process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58924
Appears in Collections:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_emisduarte.pdf12,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.